× Você já atingiu o máximo de 3 cópias por dia.

Copie com moderação!
× Você pode copiar apenas 3 trechos por dia.
Lembre de citar a fonte ao usar o conteúdo da Itajaipedia.

itajaipedia.com.br

Caleidoscópio [Jornal]

Compartilhar        

Capa do Jornal CaleidoscópioComeçou a circular a 12 de dezembro de 1999, número zero, distribuição gratuita. Nesta edição experimental coloca no seu cabeçalho e no expediente o nome composto Caleidoscópio Jornal da Semana. Já na segunda edição, que circulou a 02 de janeiro de 2000, o nome Caleidoscópio passou a ocupar sozinho os espaços no cabeçalho e expediente, com a periodicidade sendo quinzenal.

O Caleidoscópio constitui-se, na primeira fase, como o melhor jornal cultural publicado na história da imprensa de Itajaí. Foi gestado por um grupo de jovens intelectuais e artistas: Ivan Rupp Bittencourt [diretor presidente], Pedro de Oliveira [jornalista responsável], Rogério Lenzi [Editor chefe], Eduardo Hora [Editor assistente e fotografia], Eduardo Moreira [Programação visual e publicidade], Liosvaldo C. Silva e Eduardo Hora [Arte final e tratamento de imagens].

Fazendo juz à sua linha editorial, de total liberdade e criatividade dos editores e colaboradores, trocou de “roupa” em diversas oportunidades, apresentando-se ao leitor colorido e preto e branco, grande e pequeno, formato jornal e revista, tendo número indeterminado de páginas. Em determinado período chegou a fazer edição dupla para Itajaí e Navegantes, sendo que o conteúdo dirigido ao público de Navegantes ocupava as últimas páginas que eram impressas de cabeça para baixo, exigindo que o leitor virasse o jornal e começasse uma nova leitura, como se fosse um novo jornal.

Nova fase

No ano de 2001 o jornal passou por uma grande restruturação ficando em mãos do repórter fotográfico Pedro de Oliveira, que contou com a colaboração de seu irmão Evandro de Oliveira e a jornalista Juliana Righetto. Nesta segunda fase do jornal temos um periódico que vai dependendo de forma cada vez mais acentuada de colaborações de terceiros para manter publicações de artigos e colunas. O grupo liderado por Ivan Rupp Bittencourt já não frequenta mais a redação do Caleidoscópio e, na ausência de seus integrantes, vai perdendo a identidade de periódico de alto nível intelectual e espaço de experiências estéticas. Deixou de circular em agosto de 2014 devido a morte de seu proprietário Pedro de Oliveira.

Entre os colaboradores do jornal encontramos: Adilson Amaral, André Pinheiro, Cláudio Malheiros, Edson d’Ávila, Eduardo Hora, Elizângela Cardoso, Emerson Ghislandi, Fernando Diehl, Flávio Luiz Furtado, Ivan Carlos Serpa, Ivan Rupp Bittencourt, Izabel Cristina Mendes, Jefferson Santarém, João Guilherme W. da Cunha, Luciana Zonta, Magru Floriano, Marcelo Reiser, Márcio R. T. Moreira, Marcos Coelho, Maria José Ghislandi, Miro Santos, Nanblá Gakran, Odilon Fehlauer, Reinaldo Tolentino de Souza, Renato Seára, Rogério Lenzi, Sandro Simas, Thiago Floriano, Vera Mendonça.

Lançamento

12 de dezembro de 1999

Encerramento

Agosto de 2014

Fonte: História da Imprensa em Itajaí – volume I – tomo I – acesso em magru.com.br

Compartilhar