Maçonaria
A primeira loja maçônica de Itajaí foi fundada no dia 24 de junho de 1911 com o nome de Loja Acácia Itajaiense, por: Joaquim Mariano Ferreira Júnior, Américo da Silveira Júnior, Adolpho Walter da /silva Schiefler, Max José Schumann, José Felippe Geraldo, Alexandre Justino Régis, Antônio Lopes de Mesquita, Alois Fleischmann, Castor Cesares Arias. A primeira diretoria foi assim composta: venerável: américo da Silveira Nunes; orador: Alcebíades Rotoli; secretário: Adolpho Walter da Silva Schiefler.
A Loja Acácia Itajaiense foi registrada oficialmente junto ao Grande Oriente do Brasil no dia 01 de setembro de 1911, recebendo o número 01 das lojas catarinenses, não obstante ter sido a quarta a ser fundada no Estado de Santa Catarina. A sede própria construída na Rua XV de Novembro teve sua pedra fundamental posta no dia 02 de agosto de 1933. Foi sagrada como templo no dia 07 de setembro de 1934 com o nome de Palacete Doutor Mário Behring. O prédio passou por reforma no ano de 1983 e 2000.
TEXTO: Magru Floriano.
FONTE: PRIESS, Carlos Fernando. Introdução ao estudo da maçonaria em Itajaí. IN: Anuário de Itajaí 2001. Itajaí: FGML, 2001. Páginas 75 – 81.