Artistas da Igreja Matriz
QUAIS OS ARTISTAS QUE FIZERAM A IGREJA MATRIZ DE ITAJAÍ?
A Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento de Itajaí é considerada uma das maiores obra de arte de Santa Catarina. Segundo pesquisas realizadas por entidades envolvidas com o setor turístico é o segundo ponto mais fotografo do Estado, ficando atrás apenas da Ponte Hercílio Luz – Florianópolis. Esta obra de arte é composta por trabalhos de diversos artistas no setor de: decoração, artes plásticas, escultura, movelaria, arquitetura e vidraçaria.
ARTISTAS DESTACADOS
SIMÃO GRAMLICH – responsável pelo projeto arquitetônico da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento. Nasceu no dia 07 de agosto de 1887 na cidade alemã de Baden-Württemberg, filho do casal Francisco e Isabella Heckner. Seu pai era servente de pedreiro e com ele adquiriu o gosto pela arquitetura. Emigrou para o Brasil no ano de 1921, com a esposa e dois filhos. Inicialmente ficou radicado no Rio Grande do Sul, passando tempos depois para Blumenau – Santa Catarina. Simão foi responsável por centenas de projetos arquitetônicos em todo o Vale do Itajaí, notadamente casarões residenciais e igrejas. Faleceu em Blumenau no ano de 1968.
MANOEL DONO MORGADO – responsável pela obra da igreja na condição de construtor, foi de sua autoria várias adaptações e arranjos no projeto original apresentado por Simão Gramlich. Aprendeu o ofício de ‘mestre’ ainda na Espanha quando seminarista. Abandonou os estudos na congregação jesuíta e emigrou para o Brasil no ano de 1900, tendo como destino inicial o Porto do Rio de Janeiro. Veio para Itajaí trabalhar na abertura da Estrada de Cabeçudas. Casou com Rosa Valeriani tendo os filhos: Hilda Morgado da Silva, Dolores, Nair, José, José Maria, Maria Lúcia Morgado de Oliveira, Manoel João Morgado. Contratado como mestre de obra na construção da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, contudo, não a concluiu, já que foi vítima de leucemia no dia 15 de julho de 1948.
EMÍLIO SESSA – Artista italiano renomado, responsável por todas as artes decorativas da Igreja Matriz, com exceção de três painéis pintados por Aldo Locatelli: Imaculada Conceição [no teto], Sagrado Coração de Cristo e Sagrado Coração de Maria [altares laterais]. Veio para o Brasil para pintar a Catedral de São Francisco de Paula, no município gaúcho de Pelotas, trazendo em sua companhia o amigo Aldo Locatelli.
ATTILIO PISONI – artista italiano pintor-decorador, atuou na obra da Igreja Matriz como segundo pincel. Era dele a responsabilidade de trabalhar a parte ‘grossa’ de todas as pinturas e artes sacras feitas por Sessa e Locatelli. Permaneceu no Brasil no período de 1951 a 1965. Tem muitos trabalhos desenvolvidos na região da Serra Gaúcha evidenciando sua tendência aos princípios estéticos desenvolvidos pela escola da tradição da arte sacra de Bergamo.
ALDO DANIEL LOCATELLI – artista italiano responsável pela confecção das pinturas mais destacadas da Igreja Matriz de Itajaí: Imaculada Conceição [no teto], Sagrado Coração de Cristo e Sagrado Coração de Maria [altares laterais]. Nasceu na cidade italaiana de Bergamo a 15 de agosto de 1915. Veio ao Brasil a convite do artista e amigo Emílio Sessa com quem havia trabalho em diversas obras ainda na Itália. Faleceu no dia 03 de setembro de 1962 na cidade de Porto Alegre.
ERVIN TEICHMANN – escultor da obra ‘Moisés descendo o Monte Sinai com as tábuas da lei’.
KREISLER – escultor.
ISRAEL LEOPOLDO DE MENDONÇA – escultor.
FELIX REICHERT – carpinteiro, mestre de obras.
TEXTO: Magru Floriano. Itajaipedia
FONTES:
1 – BESSEN, José Artulino. A Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento – história – teologia da beleza. 1955- 2005 – Itajaí. Itajaí: Ed. Paróquia do SSmo Sacramento, 2005.
2 – CELVA, Eder Claudio. Paróquia Santíssimo Sacramento: uma pequena apresentação. IN: Anuário de Itajaí 2019. Itajaí: FGML, 2017. Páginas 86-91.
3 – DÁVILA, Edison. Pequena História de Itajaí. 2ed. ver. E ampl. Florianópolis: IHGSC, 2018.
4 – MAYKOT, Sérgio et alii. A matriz de todos nós. Tubarão: Dehon, [….].
5 – VIEIRA SILVA, Rosa de Lourdes. A matriz de todos nós 2. Blumenau: 3 de Maio, 2018.