× Você já atingiu o máximo de 3 cópias por dia.

Copie com moderação!
× Você pode copiar apenas 3 trechos por dia.
Lembre de citar a fonte ao usar o conteúdo da Itajaipedia.

itajaipedia.com.br

Bustos em praças públicas – depredação

Compartilhar        
ícone de tags

Itajaí conta com inúmeras obras de arte espalhadas por nossas praças e jardins. Infelizmente essas obras estão à mercê da ação de vândalos que depredam, picham e roubam – para fundir o metal e vender a quilo no comércio clandestino de ‘ferro velho’. Por outro lado, além da falta de um serviço de segurança pública eficiente, não existe qualquer iniciativa em termos de manutenção dessas peças artísticas valiosas.

ROUBO DE BUSTOS

A Praça Vidal Ramos é constituída por dois jardins no seu entorno. O jardim da parte de trás da Igreja Nossa Senhora Conceição recebe o título de Jardim Bruno Malburg. Ali estava instalado o busto da empresária Elizabeth Malburg. Ele foi roubado a 03 de julho de 2017 e nunca mais se soube o paradeiro dele. A Fundação Genésio Miranda Lins garante que está providenciando a criação de um novo busto em homenagem à maior benemérita da história de Itajaí. Como sabemos, Itajaí possui quatro grandes beneméritos ao longo de sua história: Agostinho Alves Ramos, Elizabeth Malburg, Genésio Miranda Lins e Cídio Sandri.

O jardim frontal à Igrejinha Velha recebe o nome de Jardim Lauro Müller em homenagem ao ‘maior dos catarinenses’, filho de Itajaí. O busto de Lauro Müller foi retirado do obelisco no dia 22 de julho de 2024. Desta vez, por sorte, os vândalos não tiveram tempo de carregar o busto até o ‘ferro velho’. A Fundação Genésio Miranda Lins recolheu o busto que estava no chão da praça e levou para as dependências do Palácio Marcos Konder, junto ao acervo do Museu Histórico de Itajai.

PICHAÇÃO DE BUSTOS

Os bustos que constituem verdadeiras obras de arte em praças públicas sofrem com outros problemas além da ação criminosa de ladrões. É notória a falta de manutenção por parte da Prefeitura que não limpa periodicamente a sujeira ocasionada por pombos, e, há a interferência indevida de pichadores. Bustos como de Lauro Müller, Victor Konder e Irineu Bornhausen são seguidamente vandalizados, sem que se tenha notícia de alguma punição para os responsáveis por este atentado contra o patrimônio artístico público.

TEXTO: Magru Floriano. Itajaipedia.

FONTE; Grupo no Facebook ‘Itajaí de Atigamente’ comentários de Sérgio Malburg.

Compartilhar