Casa Rauert
A Casa Rauert é de longe a casa que mais deu asas à imaginação da população, produzindo as populares ‘lendas urbanas’ – histórias fantasiosas elaboradas pela imaginação criativa da população local. Por isso alguns a chamavam de ‘casa da bruxa’ ou ‘casa assombrada’.
A casa ficava localizada na Rua Brusque quase de frente para a esquina da Rua Uruguai. Foi construída no ano de 1918 por Berta Baungardt e Germano Rauert, servindo de residência ao casal e seus três filhos até a década de 1930, quando ela foi alugada para o comerciante Israel José Tedéo [Nino Tedéo]. O comerciante morou no local e ali instalou sua empresa de transporte de carga rodoviária – para tanto construiu um grande depósito nos fundos do terreno. Tudo indica que Nino deixou a propriedade por volta de 1975, quando Juta Rauert passou a residir no local. Ela faleceu em 1995 e seus herdeiros deixaram a casa abandonada, servindo de alvo fácil para vândalos que a depredaram por completo. No ano de 1998 ela foi demolida para, mais tarde, dar lugar ao Colégio Adventista de Itajaí.
TEXTO: Magru Floriano. Itajaipedia.
FONTE: D’ÁVILA, Edison. Casa Rauert. IN: DEÓLLA, Lindinalva. Itajaí – imagens & memória. 2 ed. ampl. rev. Itajaí: Amaral editor; Blumenau: Nova Letra, 2016. Páginas 42-3.