× Você já atingiu o máximo de 3 cópias por dia.

Copie com moderação!
× Você pode copiar apenas 3 trechos por dia.
Lembre de citar a fonte ao usar o conteúdo da Itajaipedia.

itajaipedia.com.br

Prédio da Fiscalização do Porto

Compartilhar        

O prédio da fiscalização do Porto de Itajaí foi construído no ano de 1930 para abrigar o escritório da chefia da Comissão de Estudos do Porto de Itajaí, sob o encargo do engenheiro Thiers de Lemos Fleming, e, também, servir de depósito de materiais. Quando as obras são concluídas ele abriga a administração portuária, que foi transferida para um novo prédio no ano de 1967. Sofreu reformas nos anos de 1943, 1962, 1985 e 2020-2021. Esta última reforma tem como objetivo adaptá-lo para ser sede de um museu elaborado em parceria entre o Instituto Soto e a Marinha do Brasil. Assim como ocorreu com o Casarão Malburg, o prédio da antiga fiscalização do Porto de Itajaí recebeu atenção de alguns itajaienses voltados para a preservação do patrimônio arquitetônico da cidade. Um grupo chegou a fazer campanha, promovendo mobilização na frente do prédio com faixas e cartazes tendo à frente a memorialista Marlene Dalva da Silva Rothbarth e a arquiteta Luciana Ferreira. No ano de 1985 abrigou a empresa de pesca Pinguim, sofrendo intervenções internas que alteraram suas características iniciais. O prédio está relacionado como patrimônio histórico estadual recebendo o número 139/94 e, foi tombado pelo Município de Itajaí pelo Decreto nº 5.992, em 06 de outubro de 1999.

Texto: Magru Floriano

Fontes:

1 – AZEVEDO MACHADO, Ana Bela de Souza Faria de (org.) Identificação do acervo cultural. Itajaí: Fundação Cultural de Itajaí, 2001.

2 – ROTHBARTH, Marlene Dalva da Silva. Edifício da fiscalização do Porto. IN: DEÓLLA, Lindinalva. Itajaí – imagens & memória. 2 ed. ampl. rev. Itajaí: Amaral editor; Blumenau: Nova Letra, 2016. Páginas 94-5.

Compartilhar