Corpo de Bombeiros de Itajaí
Até o ano de 1962 toda a região de Itajaí contava apenas com uma pequena unidade de prevenção de incêndios. Era uma instituição civil, composta por um corpo de pessoal voluntário, criada pelo prefeito Paulo Bauer. Por iniciativa do prefeito foi comprada uma primeira bomba móvel que popularmente, e de forma jocosa, era chamada de ‘a bomba do Seu Paulo” dada a precariedade no seu funcionamento. Apenas os municípios de Florianópolis e Blumenau possuíam guarnição de bombeiros profissionais vinculados ao Estado de Santa Catarina, mas o Município de Itajaí apresentava uma peculiaridade em relação aos demais, por ser o maior porto exportador de madeira de Santa Catarina – carga que apresentava alto grau de periculosidade, notadamente quanto à iminência de grandes incêndios.
Primeira guarnição profissional
Ainda na década de 1960 o Governo Estadual enviou para Itajaí oito bombeiros militares, formando a Terceira Corporação de Bombeiros Militares de Santa Catarina. No ano de 1965 foi inaugurada a sede da corporação na Avenida Sete de Setembro – Fazenda. No ano de 1995 foi inaugurado o Posto Avançado de Cordeiros e, no ano de 2004, o Posto Avançado de Itaipava. No ano de 2006 o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina se emancipa da Polícia Militar passando a constituir-se em instituição autônoma. Nesse momento, a Companhia de Itajaí foi transformada em 7º Batalhão. No ano de 2011 contava com 12 bombeiros militares titulares e 12 reservas; frota de 3 caminhonetes pick-up 4×4; embarcações e equipamentos; além de dois cachorros altamente treinados no serviço de salvatagem.
Outros serviços
A guarnição do Corpo de Bombeiros não cuida apenas da prevenção e controle de incêndios. Ela presta inúmeros serviços à comunidade, como é o caso do serviço de salva-vidas, socorro de urgência, resgate em mar aberto e rios, educação preventiva … No ano de 1972, Cabeçudas foi o primeiro balneário itajaiense a receber uma guarnição de guarda-vidas. Serviço que gradualmente, devido à grande demanda, foi abrangendo também as praias nas frequentadas do Município, notadamente Praia Brava e Atalaia. Ainda na década de 1970 a guarnição de Itajaí começou a promover vistoriadas em todas as edificações visando à prevenção de incêndios, trazendo mais segurança às moradias, bem como instalações comerciais e industriais. Itajaí foi o segundo município de Santa Catarina a implantar o serviço de socorro de urgência. Isso ocorreu no ano de 1988 quando a guarnição recebeu um veículo ambulância doado pela comunidade.
Centro de Treinamento
Visando aprimorar ainda mais o serviço prestado à comunidade na área de prevenção e resgate em áreas abrangidas por rios e mar, a guarnição de Itajaí montou o primeiro centro de treinamento de salvamento aquático e mergulho. Isso ocorreu no ano de 1998, num anexo à sede principal na Fazenda. Vários projetos educacionais são desenvolvidos durante todo o ano, atingindo o público jovem quanto a conteúdos que dizem respeito diretamente ao comportamento no banho de mar, primeiros socorros e natação preventiva.
Voluntários
Apesar da atividade ter sido profissionalizada com a chegada dos bombeiros militares a tradição de contar com bombeiros voluntários nunca cessou em Itajaí. No ano de 2002, por exemplo, foi criada a Associação de Bombeiros Comunitários, ajudando na formação de muitos bombeiros voluntários destinados a ajudar em serviços de prevenção e primeiros socorros nos mais diversos setores de atividades no Município de Itajaí.
TEXTO: Magru Floriano. Itajaipedia.
FONTE: Disponível em: www.facebook.com/groups/fazendaantiga – site: bairro fazenda tempos antigos. Acessado em 12 de dezembro de 2015. Texto de Alcides Doca Rusjkres