× Você já atingiu o máximo de 3 cópias por dia.

Copie com moderação!
× Você pode copiar apenas 3 trechos por dia.
Lembre de citar a fonte ao usar o conteúdo da Itajaipedia.

itajaipedia.com.br

Culinária: tainha espalmada assada no forno

Compartilhar        

Existe uma variedade muito grande de preparos da tainha em forno caseiros. Uma forma simplificada de se fazer uma deliciosa tainha espalmada assada no forno começa por abrir completamente a tainha pela barrigueira de forma que fique com duas partes iguais à mostra [espalmada].

Coloque por cima da carne da tainha o tempero preparado em forma de pasta contendo sal, um dente de alho e duas cebolas pequenas raladas, vinagre balsâmico. Para o tempero grudar na carne do peixe sugere-se colocar umas gotas de óleo de oliva na pasta. Deixe o peixe pegando o tempero por cerca de duas horas.

Enquanto a tainha está assando no forno, prepara-se a farofa que vai servir como complemento ao prato principal. Pega-se o par de ovas e cozinha-se em água e sal. Na frigideira faz-se um refogado com cebola, tomate e temperos verdes a gosto, todos cortados em tamanho pequeno. O sal também vai a gosto. Esfarela-se bem as ovas em outro recipiente e misturando-a gradualmente com o refogado até ficar uma massa única. Para deixar mais crocante e seca sugere-se misturar gradualmente farinha de mandioca mantendo a frigideira sobre fogo baixo. Por último, mistura-se dois ovos cozidos e bem picados, azeitona verde picada e milho verde. Não aconselha-se o uso do tomate no refogado porque ele solta muita água e deixa a farofa muito grudenta.

A tainha espalmada pode ser assada no forno ou até mesmo em grelhas de peixes nas churrasqueiras.

FONTE: Sílvia Braga dos Santos.

FLORIANO, Magru. Tainha – a tradição da pesca da tainha no litoral de Santa Catarina. Itajaí: Brisa Utópica, 2016.

Compartilhar