× Você já atingiu o máximo de 3 cópias por dia.

Copie com moderação!
× Você pode copiar apenas 3 trechos por dia.
Lembre de citar a fonte ao usar o conteúdo da Itajaipedia.

itajaipedia.com.br

Caldo de tainha – receita 8

Compartilhar        

A tainha é um peixe muito pouco usado para caldo e muqueca. No nosso litoral prefere-se caldo e muqueca de garoupa e peixes de costão. Mas há quem considere a tainha um peixe especial também para a feitura de um bom caldo de peixe. Segundo os entendidos no assunto, a melhor tainha para o caldo é aquela pescada na hora que não passou por sistema de resfriamento e conservação prolongada.

Conserta-se o peixe em postas. Tempera-se as postas com sal a gosto e outros temperos selecionados deixando-as em descanso por algumas horas. É possível deixar o peixe “dormindo” na geladeira de um dia para outro. A melhor panela para se fazer o caldo de tainha é a tradicional panela de barro.

Coloca-se a panela de barro ao fogo contendo uma pequena porção de óleo de oliva ou azeite. Refogam-se os temperos picados: tomate, alho, cebola, salsa, cebolinha verde, sal. Feito o refogado colocam-se as postas da tainha, deixando ferver junto com o refogado até a carne pegar uma cor dourada. Quando a carne estiver tostada a gosto aciona-se água quente gradualmente junto com um generoso ramo de alfavaca. No final do processo aciona-se mais uma pequena porção de temperos verdes como: cebolinha, salsa e orégano.

FONTES: Franklin Cascaes, Magru Floriano

FLORIANO, Magru. Tainha – a tradição da pesca da tainha no litoral de Santa Catarina. Itajaí: Brisa Utópica, 2016.

Compartilhar