Culinária exótica
Na culinária popular da região de Itajaí muitos pratos podem ser considerados exóticos, no mínimo um pouco estranhos. Vamos tentar mostrar alguns exemplos:
Chupeta – O cucuruco (parte de cima) da laranja é cortado e retirado. Um pouco do miolo da laranja é mexido com uma colher e no buraco aberto se coloca farinha de mandioca. Misturando farinha com laranja vai se conseguindo o pirão frio. O pirão é comido ali mesmo, sem necessidade de prato.
Loque-loque – Também conhecido como ‘miguelinho’, consiste em misturar café com farinha de mandioca. O uso de café frio ou quente é do gosto de cada um.
Pirão com leite – Após fazer o pirão com água quente e farinha de mandioca se coloca leite por cima. Também, é do gosto de cada um, colocar leite frio ou quente.
Banha de porco – Mistura de banha de porco com açúcar para se colocar dentro do pão, como se fosse manteiga ou geleia.
Bolo no pão – Colocar uma fatia de bolo dentro do pão francês, substituindo a manteiga ou geleia.
Banana com açúcar – A banana era frita em fatias e misturada com açúcar e canela. Podia comer pura ou dentro do pão, substituindo manteiga ou geleia.
Chimia – Consiste em bater bem um ovo, misturar com bastante açúcar e levar ao fogo dentro de uma frigideira. Deixa-se no fogo até ficar consistente, como se fosse uma pasta.
Texto: Magru Floriano.
FONTE: CORRÊA, Isaque de Borba. Poranduba papa-siri. Camboriú: ed. autor, 2001.