Álvaro Armando Balbinot
Nasceu no ano de 1940 no município gaúcho de Getúlio Vargas. Inicia sua carreira na imprensa de Itajaí no ano de 1961 onde atuou como repórter e comentarista esportivo na Rádio Difusora de Itajaí e Clube, repórter esportivo das sucursais de Itajaí dos jornais: ‘A Nação’, ‘A Notícia’, ‘O Estado’ e ‘Jornal de Santa Catarina’. Repórter correspondente em Itajaí: Correio do Povo, Folha da Tarde, O Estado de São Paulo, Zero Hora e Gazeta Esportiva. Manteve coluna semanal no jornal ‘Diário do Litoral’ intitulada ‘Esporte Amador’ [1999] e ‘Por Onde Anda’. Editor da edição comemorativa dos 137 anos de aniversário de Itajaí. Editor e redator dos jornais: ‘Jornal da Mulher’ – onde assina a coluna intitulada de ‘Panorama’ [1997]; ‘A Vila’ [1996], ‘Rota do Sol’ [1997], ‘Folha de Itajaí’ [1976-1977], ‘O Almirante’ [1999-2000], ‘Informativo ASPMI’. Em 1998 funda a AB Publicidade Editora – casa editora do Informativo da ASPMI e O Almirante – do Clube Náutico Almirante Barroso. Colaborou com os jornais locais: Jornal do Povo, Folha de Itajaí e O Liberal. No setor de assessoria trabalhou na DICESC – Companhia de Comunicação e Divulgação do Estado de Santa Catarina – cobrindo as viagens do governador Antônio Carlos Konder Reis.
Esporte
Fora da imprensa Álvaro Balbinot construiu uma brilhante carreira como goleiro de futebol de campo e praia. Destaque para sua participação como goleiro do Clube Náutico Almirante Barroso e do campeoníssimo Beira-Mar.
Homenagem
No ano de 2004 recebeu da Câmara Municipal de Vereadores o troféu Alessandro Weiss por seu trabalho em prol do esporte itajaiense.
Álvaro Balbinot faleceu no dia 02 de junho de 2025, nas dependências do Asilo Dom Bosco, em Itajaí/SC.
TEXTO: Magru Floriano – Itajaipedia.