Giorama
Uma empresa comercial que marcou época em Itajaí foi a Giorama. Ela foi fundada no ano de 1965 pelo empreendedor Gilmar Graf, atuando no setor de tecidos em metro, tendo suas sedes na rua Hercílio Luz. Depois, quando o mercado começou a receber peças prontas, conhecidas popularmente por ‘confecções’, a empresa também se adaptou para vender esse produto. No ano de 1978 Gilmar deixou a liderança da empresa, por apresentar problemas de saúde graves. Sua esposa, Maria Luiza Sada Graf, assumiu o comando junto com os filhos Paulo Roberto Sada Graf e Luiz Felipe Sada Graf. Enquanto Maria Luiza ficava mais centrada nas tendências que envolviam a moda feminina e também o envolvimento social da empresa com entidades como a APAE e Rede Feminina de Combate ao Câncer; Luiz Felipe cuidava do marketing, setor de inovação e linha esportiva. Já o filho mais velho, Paulo Roberto Sada Graf era uma liderança empresarial na cidade, sendo presidente de sindicato classista e do CDL. Foi o grande incentivador da modalidade esportiva Handebol com a marca do patrocínio Giorama. Projeto que ganhou projeção nacional.
O desenvolvimento
No ano de 1980 Luiz Felipe viajou pela Europa para conhecer as tendências do mercado varejista. Na volta começou a pensar a Giorama como uma grande loja de departamentos. Assim, surgiu a Grande Giorama com departamentos que iam de moda feminina a camping e esportes em geral. Segundo Paulo Roberto, o Beto da Giorama, a empresa foi destaque na década de 1970 em diante, junto com as lojas Prosdócimo e Hermes Macedo. Vendia muito no crediário a ponto de chegar a ter em seu departamento de crediário vinte e cinco funcionários. Uma curiosidade: tinha um funcionário especificamente para cuidar dos clientes com sobrenome Silva, de tantas pessoas com esse sobrenome na região. Nesse tempo Itajaí experimentava o ciclo econômico da pesca industrial e a cidade era polo da região que abrangia de Barra Velha a Tijucas. Vinha gente de todos esses municípios para comprar em Itajaí.
Fim da empresa
No ano de 2010 a Loja de Departamentos Giorama encerrou suas atividades com o prédio sendo locado para a grande rede varejista Marisa, especializada em moda feminina, contando com 240 lojas em todo o Brasil. Nesse quase meio século de atividade a Giorama contou com a colaboração de cerca de cinco mil funcionários, mas quando encerrou suas atividades contou em seu currículo empresarial com o mérito de não ter pendências trabalhistas. O que bem demonstra e evidencia o nível de organização da empresa.
Curiosidades
1 – O conceituado radialista de Balneário Camboriú ‘Tigrão’ ganhou esse nome enquanto era funcionário da Loja Giorama em Itajaí. Segundo consta, o apelido teria sido posto pelo funcionário Walmor Dagnoni. Até os dias atuais Luis Carlos utiliza o apelido de Tigrão nos seus programas de rádio.
2 – O nome inicial da empresa era DIORAMA. Acontece que o representante da Christian Dior no Brasil entrou com processo por domínio da marca e o nome foi mudado de forma bem simples. Foi trocado o D inicial pelo G de Gilmar Graf. Diorama era o nome de um perfume que fazia muito sucesso na época.
TEXTO: Magru Floriano.
Colaboração: Paulo Roberto Sada Graf.