Pesca em Itajaí: Gomes da Costa / Calvo / Nauterra
A empresa Gomes da Costa iniciou no Rio de Janeiro no ano de 1954 com o imigrante português Rubem Gomes da Costa. No ano de 1998 a empresa transferiu seu centro logístico e produtivo para o Município de Itajaí e, no ano de 2004, foi adquirida pelo grupo espanhol Calvo. O grupo empresarial visou o mercado internacional, ampliando sua capacidade produtiva e formando o maior complexo da América Latina voltado para captura, armazenamento e processamento de sardinha e atum do mundo. Um passo adiante a Calvo passou a produzir suas próprias embalagens, revolucionando o setor do enlatado de pescado no Brasil com o sistema ‘abre fácil’.
Novo Grupo
A Gomes da Costa foi adquirida pela Calvo e esta mudou sua identidade corporativa para NAUTERRA em novembro do ano de 2023. Atualmente tem unidades produtoras em sete países: Brasil, Argentina, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Itália e Espanha. A matriz do grupo fica na Espanha. A Nauterra exporta seus produtos para 68 países, sendo reconhecido como um dos maiores conglomerados no setor de pescado do mundo.
Nova marca
Desde o ano de 2015 a Nauterra mantém em suas latinhas a marca de identidade tendo o desenho de um ‘chef’ de cozinha em azul. Seu slogan é bem simples, composto apenas pela palavra ‘naturalmente’. Isto é possível porque a empresa tem duas certificações internacionais voltadas ao seu compromisso de sustentabilidade: Friend of the Sea (Amigo do Mar) e Dolphin Safe. Contando com parcerias em Itajaí de órgãos públicos e instituições diversas mantém o programa ‘Pescarias Sustentáveis’ e foi merecedora do ‘Selo Social’ por nove anos consecutivos por seus projetos junto à comunidade.
TEXTO: Magru Floriano.
FONTE: INSTITUTO AMANHÃ. Santa Catarina grandes marcas – a história e os valores das marcas consagradas como ícones da identidade e da cultura empresarial catarinense. Porto Alegre: Plural, 2016.