× Você já atingiu o máximo de 3 cópias por dia.

Copie com moderação!
× Você pode copiar apenas 3 trechos por dia.
Lembre de citar a fonte ao usar o conteúdo da Itajaipedia.

itajaipedia.com.br

Academia de Letras nas escolas

Compartilhar        
ícone de tags

A AIL – Academia Itajaiense de Letras – sempre buscou uma relação de proximidade com os estudantes, notadamente da Rede Municipal de Ensino. Desde a sua fundação, a 04 de setembro de 1977, escritores vinculados à Academia visitavam regularmente as escolas de Itajaí divulgando autores e obras. Destaque para o trabalho desenvolvido pioneiramente por: Álvaro Castro, Domingos Dossantos, Rogério Lenzi, Magru Floriano e Adilson Amaral. No ano de 1999, na presidência de Ana Bela Machado, foi instituído o programa ‘Debate-papo com o autor’ que intensificava a visita de escritores às escolas. O professor Genésio Adolfo da Silva foi o pioneiro do projeto junto aos seus alunos no Colégio Nereu Ramos. No mesmo ano a Secretaria de Educação, contando com as lideranças dos professores Edison d’Ávila e Rafael Moura de Moraes, instituiu programa similar, visando aquisição de livros de autores locais e palestras nas escolas. O projeto foi implantado com o nome de ‘PROLEI – Programa de Leitura de Itajaí’.  A ação da Prefeitura promoveu um grande incentivo à literatura itajaiense e seu desenvolvimento foi acelerado nesse período.

O passo seguinte foi a publicação, pela ‘Editora Alternativa’ de Adilson Amaral, da revista ‘Literatura Papa-Siri’. Um impresso de pequeno porte, em off-sett de mesa, com 24 páginas. Um de seus destaques era a seção ‘Autor do mês’ assinado por Magru Floriano. Em cada edição era apresentado um autor itajaiense, currículo e obra. A revista era adquirida pela Secretaria de Educação e distribuída gratuitamente nas escolas através dos professores de Língua Portuguesa. Ela também circulou na rede particular de ensino, notadamente no Colégio Cinecista Pedro Antônio Fayal, onde a revista praticamente se transformou em material didático obrigatório na disciplina de Língua Portuguesa. Os autores que mais visitaram as escolas foram: Adilson Amaral, Álvaro Castro, Magru Floriano, Genésio Adolfo da Silva, Domingos Dossantos, Fernanda Moroso.

Infelizmente estes programas não tiveram continuidade. Atualmente a Academia Itajaiense de Letras está desativada, a Editora Alternativa não publica mais a Revista Literatura Papa-Siri e o PROLEI foi extinto. Não obstante esse cenário adverso, diversos escritores itajaienses continuam promovendo palestras isoladas nas escolas de Itajaí, especialmente durante a ‘Semana do Município’ no mês de junho. Magru Floriano, por exemplo, foi o convidado do ‘Grupo Capivara’, do Colégio Unificado, em junho de 2024. Álvaro Castro promove a publicação digital da revista ‘Sopa de Siri’ que serve de referência para a divulgação dos autores locais junto às escolas.

FONTE: AMARAL, Adilson. Literatura itajaiense começa a se popularizar nas escolas. IN: Anuário de Itajaí 2001. Itajaí: FGML, 2001. Páginas 107 – 111.

TEXTO: Magru Floriano. Itajaipedia. academia

Compartilhar