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Aeroporto de Itajaí

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Avião no Aeroporto de Itajaí

Aeroporto Salgado Filho durou até 1970.

Os itajaienses tiveram oportunidade de acompanhar todo o desenvolvimento do transporte aéreo no Brasil. Pelo céu de Itajaí passaram os legendários dirigíveis, enquanto as águas do Rio Itajaí e as areias das praias serviram de pistas de pouso para hidroaviões e aviões de pequeno porte. Mais que isso, foi um itajaiense o pioneiro da viação comercial no Brasil. O ministro da Viação e Obras Públicas, Victor Konder, no ano de 1927, participou do vôo inaugural entre Rio de Janeiro e Florianópolis, passando por Itajaí.

O Início

O primeiro avião visto pela população itajaiense foi um “Breguete” e dele não ficou com boas recordações. No dia 30 de maio de 1921 a faixa de areia da Praia de Itajaí (atual Praia de Navegantes) serviu de pista para um pouso desastrado do avião que promovia raid aéreo entre o Rio de Janeiro e Porto Alegre. O avião sofreu sérias avarias e acabou sendo levado pelo vapor Max para o Rio de Janeiro.

O primeiro hidroavião a amerrissar utilizando o Rio Itajaí como pista foi o “Atlântico”. Ele chegou a Itajaí, com o governador Adolfo Konder e o ministro Victor Konder a bordo, oriundo de Florianópolis, no dia 03 de janeiro de 1927. A viagem fazia parte do primeiro vôo oficial da aviação comercial brasileira. Em um píer à margem do Rio Itajaí o Atlântico foi recepcionado pelo superintendente da cidade – Marcos Konder. Um grande evento em família e um grande evento para o Brasil. Depois, foi estabelecida uma linha comercial, com transporte de carga e passageiros, que operou no Rio Itajaí por mais de uma década.

Novos aeroportos

Passados os tempos dos dirigíveis inflamáveis e, também, dos hidroaviões amerrissando nas águas do Rio Itajaí, chegaram a Itajaí os aviões comerciais, ainda de pequeno porte, obrigando a cidade a improvisar um aeroporto. Nos primeiros tempos os aviões particulares continuavam pousando nas faixas de areia das praias de toda a região. O próprio presidente João Goulart, já na década de 1960, chegava à sua residência em Balneário Camboriú em pequeno avião que pousava na faixa de areia.

O primeiro aeroporto de Itajaí foi montado paralelo à Rua dos Atiradores (atual Rua Uruguai) na década de 1930 e ali funcionou até 1949. Era composto de uma pista de terra batida, macadame. Tudo indica que foi utilizada uma antiga raia de corrida de cavalos do superintendente Samuel Heusi.

Diante da pressão de empresários do Vale do Itajaí, (notadamente de Itajaí, Brusque e Blumenau) um novo aeroporto foi construído pela prefeitura de Itajaí, em 1949, às margens da Rua Blumenau, recebendo aviões da Vasp, Cruzeiro do Sul, Varig, Real e Catarinense. Em 1950 ele recebeu o nome de Aeroporto Ministro Salgado Filho. O aeroporto municipal tinha duas pistas invertidas, com 850 e 950 metros. No começo eram de terra batida, macadame, depois receberam piso de paralelepípedo. O Aeroporto de Itajaí foi desativado a 12 de março de 1970. Nesse dia um avião Avro da Varig decolou do aeroporto em Itajaí às 8 horas da manhã e, na viagem de retorno de São Paulo, às 14 horas, pousou no novo aeroporto localizado em Navegantes.

Acidentes

A história da aviação em Itajaí foi marcada por sérios acidentes desde o seu início. O primeiro avião que tentou pousar em faixa de areia da Praia de Itajaí acabou tendo problemas, ficando inutilizado (30 de maio de 1921). No dia 24 de agosto de 1946 caiu avião de acrobacias vitimando o piloto Orlando da Silva Cunha e o itajaiense Fernando Vieira. No dia 10 de novembro de 1957 o avião DC-3 da Cruzeiro do Sul promoveu pouso de emergência, saiu da pista, parando poucos metros antes do Rio Itajaí. No dia 19 de agosto de 1958, avião da Cruzeiro do Sul bateu com a asa na pista, partiu-se ao meio, deixando dez passageiros feridos e dois mortos.

Atualidade

Hoje Itajaí não tem mais um aeroporto, mas a população local tem acesso a três aeroportos de cidades próximas. O mais perto é o de Navegantes (NVT), que foi denominado Aeroporto Internacional de Navegantes – Ministro Victor Konder, a uma distância de apenas 5,4km da Prefeitura Municipal de Itajaí e menos ainda do centro da cidade considerando a travessia pelo ferry boat. Os outros aeroportos próximos são os de Joinville (JOI) e Florianópolis (FLN), com 105km e 113km de distância, respectivamente.

Textos: Magru e Thiago Floriano
Referência: O Aeroporto de Itajaí. Maria de Fátima Maçaneiro Schneider. Itajaí: autor, 2017.

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