× Você já atingiu o máximo de 3 cópias por dia.

Copie com moderação!
× Você pode copiar apenas 3 trechos por dia.
Lembre de citar a fonte ao usar o conteúdo da Itajaipedia.

itajaipedia.com.br

Aldo Danielle Locatelli

Compartilhar        

Nasce no pequeno lugarejo de Villa d’Almè – Bergamo – Itália, a 18 de agosto de 1915, filho do casal Luigi e Anna Locatelli. Estuda na Academia Carrare de Belas Artes – Bérgamo. Reside em Roma tem contato mais próximo com obras de grandes mestres da pintura como Michelangelo e Da Vinci. Aos 25 anos integra batalhão do exército italiano que opera na Abissínia – África. Casa com Mercedes Bicheri (1946). Radica-se no Brasil a partir de novembro de 1948, a convite do Bispo de Pelotas Dom Antonio Zattera, tendo como objetivo decorar a Catedral de Pelotas. Ainda em Pelotas exerce a atividade de professor de Belas Artes. No ano de 1951 inicia a decoração da Igreja de São Pelegrino – Caxias do Sul, obra que demorou dez anos para ser concluída. Muda-se para Porto Alegre onde leciona no Instituto de Belas Artes e monta ateliê particular. Executa diversas obras em Porto Alegre, Itajaí, Novo Hamburgo, Santa Maria. Em Caxias do Sul também pinta um painel na Igreja do Santo Sepulcro e na capela das Irmãs Carmelitas. A principal obra na cidade é o mural ‘Do itálico berço à nova pátria brasileira’ feito no então pavilhão da Festa da Uva (atual Centro Administrativo Municipal de Caxias do Sul). Naturaliza-se brasileiro no ano de 1954. Morre no dia 03 de setembro de 1962, vítima de câncer pulmonar, nas dependências do Hospital Ernesto Dornelles – Porto Alegre.

Locatelli em Itajaí

Aldo Locatelli foi contratado junto com uma equipe de artistas para decorar a Igreja do Santíssimo Sacramento de Itajaí. Pintou dois afrescos nos altares laterais: Sagrado Coração de Jesus; Sagrado Coração de Maria. No teto central, Locatelli pintou Nossa Senhora da Conceição. No seu entorno, pequenos quadros decorativos elaborados pelo artista Emílio Sessa.

Outras obras

Obras de Aldo Locatelli também podem ser encontradas nos seguintes locais: Aeroporto Salgado Filho, Instituto de Belas Artes, Palácio Piratini, Reitoria da UFRGS, FIERGS (Porto Alegre); Citibank (São Paulo); Museu Paranaense (Curitiba).

TEXTO; Magru Floriano. Itajaipedia.

FONTES:

1 – MAYKOT, Sérgio; SANTOS, Luiz Carlos dos. A matriz de todos nós.  Tubarão: Dehon, 1980.

2 – BENSEN, José Artulino. A igreja matriz do santíssimo Sacramento – história – teologia da beleza – 1955 – 2005 – Itajaí. Itajaí: Paróquia do Santíssimo Sacramento, 2005.

3 – VIEIRA SILVA, Rosa de Lourdes. A matriz de todos nós 2. Blumenau: 3 de Maio, 2018.

Compartilhar