× Você já atingiu o máximo de 3 cópias por dia.

Copie com moderação!
× Você pode copiar apenas 3 trechos por dia.
Lembre de citar a fonte ao usar o conteúdo da Itajaipedia.

itajaipedia.com.br

Árvores nas ruas

Compartilhar        
ícone de tags

Muitas pessoas estão tentadas a pensar que as árvores começaram a ser plantas nas ruas de Itajaí por seguirem moda urbanística dos grandes centros internacionais e nacionais. Na verdade, as primeiras árvores plantadas em Itajaí foram da espécie ‘eucalipto’ e tinham como função drenar o terreno. Isso ocorreu porque o Centro Urbano de Itajaí está localizado num banhado, terras praticamente ao nível do rio em horário de maré alta. Conta Juventino Linhares: ‘Naquela época [primeiras décadas de 1900] havia sido aberto o trecho da rua 7 de Setembro, desde a rua Hercílio Luz até a Fazenda, que atravessava um extenso banhado e era a princípio utilizada, somente na sua parte mais enxuta, como pista de corrida de cavalos. Foi, então, a rua arborizada lateralmente, em toda a extensão com a referida árvore, das quais ainda existem nas proximidades do cemitério alguns exemplares. Na parte alagada, porém, em vez de árvore secar o terreno, foi a água que liquidou a intrusa. E poucas árvores vingaram’. Entre estas poucas unidades estavam aquelas que foram plantadas na Praça Vidal Ramos. Escapou da água, mas não escapou das mãos do prefeito Irineu Bornhausen que, enfrentando grande oposição, acabou remodelando o local e arrancando os grandes eucaliptos ali existentes. Também foi plantada uma boa quantidade de eucalipto para drenar a praça de esportes do Clube Náutico Marcílio Dias. Eles foram derrubados para dar lugar às arquibancadas do Estádio Doutor Hercílio Luz e outras melhorias no local.

FIGUEIRAS E SERINGUEIRAS

Quando começou a ser construído o primeiro loteamento e distrito industrial de Itajaí – Vila Operária Presidente Pereira Oliveira – já na década de 1920, o eucalipto ganhou espaços em alguns empreendimentos no local. Contudo, a espécie da vez, mais frondosa e decorativa, era a figueira. A principal rua da Vila Operária foi ladeada por mudas de figueira ficando conhecida como a ‘rua das figueiras’ ou ‘rua das figueirinhas’, deixando quase em desuso seu nome oficial: Rua Deputado Andrada Müller. Depois, todas as árvores foram arrancadas para abrir espaço aos automóveis e o nome da rua foi mudado para Rua Coronel José Eugênio Müller. Até os dias atuais ainda temos algumas dessas figueiras enfeitando a paisagem de Itajaí. Temos uma figueira que saiu, em 2023, da rua XV de Novembro e foi replantada na Praça dos Correios. Teve melhor sorte do que a figueira existente às margens da Rodovia Osvaldo Reis que, após grande embate entre forças políticas adversárias, acabou sendo transplantada para defronte do Ginásio de Esportes Governador Ivo Silveira e, mais tarde, tombou completamente seca. Outra espécie que também ganhou espaço na paisagem foi a seringueira. Temos uma grande seringueira no jardim defronte ao prédio da Celesc na Barra do Rio, antiga Estação de Passageiro Presidente Getúlio Vargas – Aeroporto de Itajaí. Também uma série de seringueiras foi derrubada em 2020 para dar espaço para o novo Terminal de Ônibus da Fazenda no final da Avenida Contorno Sul – Vereador Abrãao João Francisco.

PALMEIRAS

A moda atual é a plantação de palmeiras, formando os tradicionais renques – árvores enfileiradas de forma ordenada. Do Campus da Univali à Avenida Joca Brandão, passando por hotel de luxo no início da Rua Pedro Ferreira …. para todos os lados temos palmeiros e grandes coqueiros, tornando Itajaí uma cidade de visual tropical. As antigas figueirinhas, vindas de Santos para enfeitar a Avenida Joca Brandão foram derrubadas para dar lugar a um renque de palmeiras ainda no Governo Macagnan. Agora, em 2024 a Prefeitura começou a derrubada de uma centena de árvores na avenida Marcos Konder, cujo plantio começou ainda no primeiro Governo Lito Seára.

TEXTO: Magru Floriano. Itajaipedia.

FONTE: LINHARES, Juventino. O que a memória guardou. Itajaí: Univali, 1997.

Compartilhar