× Você já atingiu o máximo de 3 cópias por dia.

Copie com moderação!
× Você pode copiar apenas 3 trechos por dia.
Lembre de citar a fonte ao usar o conteúdo da Itajaipedia.

itajaipedia.com.br

Bairro Salseiros

Compartilhar        
Vista para fábrica de cimento no bairro Salseiros.

Vista para fábrica de cimento no bairro Salseiros | Foto: Magru Floriano

O nome salseiros pode fazer referência a árvore conhecida nacionalmente com o nome de Salgueiro. Aqui em Santa Catarina é comum chamá-la de chorão e salseiro. Nos dicionários da língua portuguesa o termo salseiro é utilizado para designar a ocorrência de chuva forte repentina e algazarra, bagunça, briga.

A primeira justificativa é a mais aceita entre a população, haja vista que em várias comunidades de Itajaí o nome está vinculado à vegetação existente no local. Um dos primeiros moradores de Salseiros foi Augusto César Dalçóquio e por isso empresta seu nome à rua principal da localidade.

No ano de 1942 a comunidade ergueu a capela Nosso Senhor Bom Jesus que a Arquidiocese de Florianópolis incluiu, em 1968, na jurisdição da Paróquia São Cristovão, de Cordeiros.

A primeira escola pública surgiu em 1945, sendo que em 1968 foi criada a Escola Básica Professora Edy Vieira Wendhausen Rotrhbarth. Entre 1953 e 1958 foi erguida a Fábrica de Cimento Portland e sua vila operária.

Legislação

Através da Lei 1294, de 18 de outubro de 1973, o prefeito Frederico Olíndio de Souza, trocou o nome de Salseiros para Bairro Senador José Ermínio de Moraes, presidente do Grupo Votorantin, proprietário do empreendimento que mudou a economia de toda a região.

No ano de 1984 o prefeito Arnaldo Schmitt Júnior sancionou a Lei nº 2147 alterando o perímetro urbano da cidade de Itajaí incluindo terras às margens da BR-101 e Rodovia Jorge Lacerda.

O prefeito Jandir Bellini sancionou a Lei nº 3359, de 21 de dezembro de 1998, estabelecendo Salseiros como a décima terceira Zona Administrativa de Itajaí abrangendo o seguinte território urbano:

“Rodovia Jorge Lacerda, até o limite com o Município de Ilhota, contornando o perímetro urbano, segue pelo Rio Itajaí-Açu até o limite com Cordeiros, seguindo até o ponto inicial.”

No ano de 2013 a Câmara de Vereadores constituiu uma Comissão Especial Parlamentar para criação e delimitação dos bairros de Itajaí. Na conclusão dos trabalhos os vereadores propuseram que a prefeitura criasse os bairros: Carvalho, Praia Brava, Volta de Cima, Murta, Imaruí, Salseiros, Vila Operária, Santa Regina. O Bairro Salseiros teria o seguinte território:

“Inicia no ponto de encontro entre o Ribeirão da Murta e Av. Presidente Castelo Branco segue pelo Ribeirão da Murta até encontrar a Rua Dr. Reinaldo Schmithausen, segue em sentido oeste até a BR-101, segue pela Rodovia Jorge Lacerda onde quebra em sentido Norte até o campo de futebol do Natalense, segue em sentido leste pela Rua Inspetor Othon José Nogueira até a BR-101 onde quebra em sentido Norte até encontrar o Rio Itajaí-Açu, segue pela margem direita do rio Itajaí-Açu até a rua Envino Carlos Truppel onde quebra até encontrar o Ribeirão da Murta, segue por este até o seu ponto inicial.”

FONTE: Itajahy – cantos, recantos e encantos – história das comunidades itajaienses. Magru Floriano. Itajaí: Brisa Utópica, 2021. Disponível em magru.com.br.

Compartilhar