× Você já atingiu o máximo de 3 cópias por dia.

Copie com moderação!
× Você pode copiar apenas 3 trechos por dia.
Lembre de citar a fonte ao usar o conteúdo da Itajaipedia.

itajaipedia.com.br

Bares famosos

Compartilhar        
ícone de tags

Três bares fizeram história na boemia itajaiense entre as décadas de 1960 e 70: Seare’s Bar – de Sebastião Reis; Dinamarca – de Martha Dangardh Christensen; Trud’s Bar – de Waltrude Heinen.

O legendário Trud’s Bar tinha sua porta na esquina da Rua Hercilio Luz com a Avenida República Argentina [atual Prefeito Paulo Bauer]. Iniciou suas atividades na Casa Asseburg no ano de 1963, fechando no final de 1993. No início concorria no gosto dos boêmios com o Bar Dinamarca que ficava na esquinada da Pedro Ferreira com José Bonifácio Malburg. Quando o Dinamarca foi demolido, em 1977, para dar lugar ao Edifício Genésio Miranda Lins, popular ‘redondão’, a clientela transferiu-se para o Trud’s. Antônio Augusto Nóbrega Fontes chegou a incluir esses bares em eventos do Festival de Inverno.

No Trud’s, o gato ‘Toco’ tinha lugar de honra, escolhendo uma das banquetas de madeira com assento de palha para acompanhar o movimento do dia. O local era decorado com bandeiras de companhias de navegação e países cujos navios frequentavam o Porto de Itajaí. Tinha também algumas boias salva-vidas, lanternas e objetos marítimos que a proprietária ganhava dos marinheiros que frequentavam o local. Uma pequena pista de dança facilitava a vida dos mais românticos que dançavam ao som de Nelson Gonçalves e Roberto Carlos.

Texto: Magru Floriano. Itajaipedia.

Obras de referência:  ZERO. 03 de setembro de 1994, página 14. Joyce Sabatcke. Nem Trud’s é para sempre.

 

Compartilhar