Campeche
Localidade que integra a Zona Rural do Município de Itajaí localizada na Estrada Geral de Brusque. O nome Campeche deriva de uma árvore conhecida popularmente por pau-campeche que desde os primórdios da colonização catarinense era muito requisitada pelos portugueses que a utilizavam na indústria da tinturaria a exemplo do que ocorria com o pau-brasil.
A localidade também já foi chamada por seus moradores de Campinas e Morrete. O nome Campinas fazia referência a uma família proprietária de grande extensão de terra no local. Mas quando a família deixou a localidade os moradores começaram a denominá-la de Campeche em referência à vegetação e um riacho com o mesmo nome.
No ano de 1975 foi erguida uma igreja em adoração a São José que a Arquidiocese de Florianópolis incluiu na jurisdição da Paróquia São Pedro Apóstolo, no ano de 2012, tendo como matriz a Igreja São Pedro da Itaipava. No ano de 1995 a prefeitura construiu um ponte pênsil ligando a comunidade a Limoeiro. Campeche é a última comunidade itajaiense, já na divisa com Gaspar e Brusque, pelo lado direito da Rodovia Antonio Heil.
FONTE: Itajahy – cantos, recantos e encantos – história das comunidades itajaienses. Magru Floriano. Itajaí: Brisa Utópica, 2021. Disponível em magru.com.br.