Casa Almeida & Voigt
O casarão foi construído entre os anos de 1924 e 1928 pelo comerciante Francisco de Almeida e seu cunhado Augusto Voigt, proprietários da empresa Almeida & Voigt dedicada ao ramo de consignações, representações, expedições e despachados nos terminais portuários de Itajaí. Localizado à Rua Pedro Ferreira número 224, recebeu tombamento estadual de número 138 no ano de 1994, e, tombamento municipal através do Decreto nº 7924 de 26 de junho de 2006.
A Casa Almeida & Voigt possui duas frentes: a primeira voltada para a rua Pedro Ferreira e, a segunda, voltada para o Rio Itajaí. Construída em estilo neoclássico, dois pisos e um mezanino no primeiro piso com duas escadas laterais. Possui frontões triangulares com alto relevo representando a terra, lua e sol. Possui quatro colunas dóricas e sacada. Recebeu pintura externa e novas calhas em 1999.
Além de ser a sede da empresa Almeida & Voigt o imóvel abrigou a primeira sede do Banco Inco – Banco Indústria e Comércio de Santa Catarina S/A e, agência do Banco do Brasil no período da construção de sua nova sede na confluência das ruas José Bonifácio Malburg e Felipe Schmitt. Também foi sede provisória da ECT – Empresa de Correios e Telégrafos no tempo da construção da reforma do prédio antigo e construção de um anexo. Teve partes de suas dependências alugadas para servirem de escritórios, abrigando desde comitês políticos de campanha até seguradora. Mais recentemente serviu de sede para um grande projeto cultural intitulado de ‘Itajaí Criativa – residência artística’, abrigando a Tépsis Cia de Teatro e abrindo espaço para diversas manifestações artísticas. Atualmente é propriedade da família Dutra.
TEXTO: Magru Floriano. Itajaipedia.
FONTE: D’ÁVILA, Edison. Casa Almeida & Voigt. IN: DEÓLLA, Lindinalva. Itajaí – imagens & memória. 2 ed. ampl. rev. Itajaí: Amaral editor; Blumenau: Nova Letra, 2016. Páginas 48-9.