Dicionário da pesca da tainha – H – I – J – L
IMBIRA [embira] – Cascas de diversas árvores que são utilizadas para confecção de corda, rede, cesto e tralha de pesca.
INFORRUSCADO – Diz-se do tempo nebuloso, ameaçando trovoada.
ISCA – Todo tipo de carne ou vegetal que o pescador utiliza para atrair o peixe ao anzol ou armadilha.
ISQUEIRO – Parte de uma tainha dividida entre camaradas que participam de um lanço muito pequeno. O isqueiro pode ser feito em posta ou em corte lateral pelo meio.
JACUVA [jacuba] – Uma variação na feitura de pirão utilizando farinha de mandioca com água fria. Pirão papa, pirão cru, poriscaldado.
JAJIGO [jajibo] – Movimento cíclico das ondas da praia em que o mar se acalma e os pescadores aproveitam para colocar a canoa n´água.
JERBO – Barbante, fio industrializado para confecção de redes e cordas.
JIRAU – Estrutura feitas com varas de bambu ou paus finos para estender as redes ao sol antes de serem novamente guardadas no rancho-de-praia no final da safra. Cama de varas. Varal de rede. Tendal. Estrado elevado.
JORNALERO [jornaleiro] – Trabalhador contratado por jornada, por dia ou por cota de trabalho. Alguns consideram os camaradas como jornaleros.
LAGAMAR – Ponto entre dois bancos de areia onde se forma uma depressão, buraco. Local do repucho.
LAGOA DO CANTO – Lagoa existente até a década de 1960 no Pontal Sul da Praia Central de Balneário Camboriú onde atualmente corre o canal do Marambaia.
LAMBE-DEDO – Prato obtido no cozimento de arroz com marisco na casca. O nome de lambe-lambe deve-se ao fato de que a pessoa tem de pegar o marisco com a mão para poder degustá-lo.
LANÇO – 1] Denominação dada pelos pescadores ao ato de jogar [lançar] ao mar a rede de pesca; 2] Todo o trabalho de pesca de arrasto na praia. Usa-se o termo: “Foi dado um grande lanço na praia” ou “Fizemos um lanço de seis mil tainhas”.
LANHO – Corte vertical superficial realizado nas laterais da tainha já descamada para facilitar a penetração do tempero. O conjunto de lanho chama-se lanhadura. Talho.
LAVADIO – Maré subindo. Maré alta.
LESTADA – Na maioria das praias de nossa região vento leste é sinônimo de mar grosso, impróprio para a pesca. “É vento de fechar a porta”. Na pesca da tainha, muitas vezes não se consegue colocar a canoa n´água, as correntes mudam e o vento empurra o peixe pra fora da praia.
LOQUE – Mistura de café passado com farinha de mandioca formando uma papa bem mole. Variações: pirão de café, miguelinho, miguéli-de-café, nolóli, peróca, primiana de café, silivana.
FONTE: FLORIANO, Magru. Tainha – a tradição da pesca da tainha no litoral de Santa Catarina. Itajaí: Brisa Utópica, 2016.