Itajaí de Antigamente
“Itajaí de Antigamente” é o nome de um Grupo de associados na plataforma da Internet Facebook que agrega pessoas interessadas em postar conteúdo exclusivo sobre a história da comunidade itajaiense. A ideia de criar o grupo é do memorialista Isaque de Borba Corrêa após perceber o sucesso desse tipo de associação digital em municípios catarinenses como Joinville, Brusque e Blumenau. O primeiro desafio apresentado foi que Magru Floriano criasse um grupo em Itajaí e, ele próprio, um grupo similar em Balneário Camboriú / Camboriú.
Por motivos pessoais Isaque não deu sequência ao seu projeto, enquanto Magru Floriano montou, em caráter experimental, a 13 de março de 2012, o Grupo Itajaí de Antigamente. No início foram convidadas dez pessoas, entre amigos e parentes. Foram as únicas pessoas incluídas por convite do administrador do Grupo, o restante começou a aderir de forma espontânea na medida que as postagens de fotos e textos iam ocorrendo. Vale destacar ainda que o nome do grupo foi propositalmente invertido, já que nos outros municípios os grupos genericamente tinham a marca ‘Antigamente em …”. No caso de Itajaí, Magru Floriano preferiu inverter a marca colocando o nome do município em destaque. O sucesso do grupo foi rápido. No ano de 2014 já contava com dez mil associados e, em 2024, se aproximava da expressiva marca de cinquenta mil associados.
Diante do volume cada vez maior de trabalho de moderação – visando coibir a publicação de material de publicidade/propaganda, política eleitoral, bem como comentários contrários aos direitos humanos e a democracia – o administrador Magru Floriano convidou o genealogista Telmo José Tomio e o advogado Leandro Vinicius Hahn para atuarem como moderadores. Os dois aceitaram o convite e começaram a atuar no ano de 2018. Infelizmente Telmo veio a falecer em 2019, sendo substituído no seu posto pelo jornalista e desenvolvedor de sistema Thiago Floriano; enquanto Leandro deixou a atividade de moderador no ano de 2023. Contudo, Leandro se destaca como um dos principais colaboradores, postando material diariamente por anos consecutivos.
O frontispício da página do grupo sofreu uma grande mudança quando Volnei Vogel ofereceu uma arte que fez sobre foto antiga de Itajaí mostrando um rally na Praça Vidal Ramos. Foi uma contribuição definitiva mantida até os dias atuais. Por outro lado, através dos diálogos estabelecidos abaixo de cada foto postada a administração do grupo conseguiu receber em doação um acervo expressivo de fotos e documentos. Somente no ano de 2018 foram repassados aos arquivos das Fundações Culturais de Itajaí e Blumenau algo próximo de cinco mil fotos. Muitos pesquisadores conseguiram depoimentos de usuários acerca de temas que vinham estudando e novas fotos históricas foram reveladas ao público itajaiense. Algumas fotos, inéditas, surpreenderam até mesmo os técnicos da Fundação Genésio Miranda Lins, passando a integrar seus arquivos digitais. Contribuições que saem do agente particular em direção direta ao agente público. Algo impensável antes da Internet.
Ainda em 2019 foi reforçada a política editorial do grupo incentivando os membros a abrirem seus álbuns de família, para selecionar fotos e publicá-las. A ideia é mostrar, na prática, que o álbum guarda imagens de uma rica vivência histórica. Algo de importância para a família, mas, também, para a própria comunidade. Nesse sentido, o grupo Itajaí de Antigamente tem auxiliado no desfazimento daquela história antiga e elitista que dá voz e vez somente para as autoridades constituídas, fazendo de prefeitos, vereadores e grandes empresários os únicos atores visíveis da história de nossa comunidade. No ano de 2019 foi criado um segundo endereço na plataforma Instagram com o título de Itajai de antigamente oficial. Contudo, o centro das atividades do Grupo continua centro a plataforma Facebook.
O sucesso alcançado pelo grupo Itajai de Antigamente no Facebook, portanto, demonstra que é possível manter conteúdo de qualidade nas redes sociais. Seu objetivo consistente em divulgar a história de Itajaí a partir do álbum de família e o relato de experiências dos associados. Pequenas histórias que formam um grande mosaico que é a História de Itajaí.
Texto: Magru Floriano