Laranjeiras
O nome faz referência direta às plantações de frutas pelas fazendas locais. Popularmente o nome é atribuído ao fato dos viajantes avistarem muitas laranjeiras no trajeto da estrada geral e por este motivo a denominavam de “Rua das Laranjeiras’.
Pertencente à zona rural do Município, sua principal atividade econômica está baseada na plantação de arroz irrigado e pecuária. A localidade vivia praticamente isolada e servia-se dos serviços do balseiro Valentim Maria na travessia do rio para ter acesso ao Arraial dos Cunha. Acontece que a balsa virou no meio do rio, vitimando três pessoas, incluindo duas crianças. A tragédia motivou a prefeitura a construir uma ponte de madeira e, em 1974, uma ponte em cimento armado.
No ano de 2012 a Arquidiocese de Florianópolis criou a Paróquia São Pedro Apóstolo na Itaipava incluindo em sua jurisdição a igreja São Sebastião – erguida em 1907. A pequena igreja construída no topo de um pequeno morro, dando vista para a estrada geral, é mencionada em diversos roteiros turísticos da zona rural de Itajaí.
FONTE: Itajahy – cantos, recantos e encantos – história das comunidades itajaienses. Magru Floriano. Itajaí: Brisa Utópica, 2021. Disponível em magru.com.br.