Molhe da Barra
Os molhes da barra – lado sul e lado norte – foram construídos pela empresa Cobrasil nas primeiras décadas de 1900. Com a separação administrativa de Navegantes (26 de agosto de 1962) apenas o Molhe Sul ficou no território de Itajaí. O local sofreu grandes intervenções por parte da Prefeitura de Itajaí visando incluir o molhe na infraestrutura de lazer colocado à disposição da comunidade em toda a orla marítima.
Atualmente, o molhe é utilizado para pesca artesanal de arremesso, caminhadas e prática de esportes, bem como para os turistas apreciarem a entrada e saída de navios de grande porte que frequentam o Porto de Itajaí.
Ali, encontramos os tradicionais “pés de galinha”, grandes peças de cimento utilizadas para comporem o molhe junto com as pedras retiradas da parte baixa do Morro do Atalaia e outros pontos da Estrada Geral de Cabeçudas. Um “pé de galinha” está exposto ao lado do Museu Histórico de Itajaí – no início da Rua Hercílio Luz – simbolizando toda a atividade portuária desenvolvida na cidade.