Museu da Itaipava
MUSEU ETNO-ARQUEOLÓGICO
O Museu Etno-Arqueológico de Itajaí está instalado no prédio que abrigava a Estação Ferroviária Engenheiro Vereza, da antiga Estrada de Ferro Santa Catarina, na localidade Itaipava. Foi inaugurado no dia 25 de junho de 2010 e abriga o acervo de diversos sambaquis descobertos e explorados na Região da Grande Itajaí. A ideia de sua criação surge com os trabalhos desenvolvidos pelo arqueólogo Darlan Cordeiro junto ao Sambaqui Itaipava II. Naquela época demonstrou-se o interesse de manter em Itajaí o acervo encontrado nos sambaquis da região, já que, anteriormente, os objetos encontrados eram enviados para Florianópolis. Ele está incluído na estrutura administrativa da Fundação Genésio Miranda Lins.
ESTAÇÃO VEREZA
A Estação Ferroviária Engenheiro Vereza é a única construção mantida no Município de Itajaí diretamente relacionada à existência da Estrada de Ferro Santa Catarina. Baseado na Lei nº 2.037, de 23 de dezembro de 1982, e do Decreto nº 6.577, de 30 de julho de 2002, foi possível o tombamento da Estação Vereza como prédio de valor histórico-cultural.
O prédio teve sua construção iniciada no ano de 1926, com longa interrupção até 1954. A Linha Itajaí – Blumenau foi inaugurada no dia 18 de dezembro de 1954 pelo presidente João Café Filho. Em Itajaí, ela contava com a estação-final na Esplanada – Fazenda, além das estações em Itaipava e Boa Vista [atual território de Ilhota]. No Matadouro ficava o entroncamento – o início de um ramal em direção ao Porto de Itajaí – atualmente ruas Indaial/ Felipe Reiser.
A Estrada de Ferro Santa Catarina foi desativada no dia 12 de março de 1971, quando a locomotiva n] 331 fez sua última viagem pelos municípios do Vale do Itajaí. No ano de 1981 a Prefeitura de Itajaí reforma o prédio e instala no local a Secretaria de Desenvolvimento Rural / Secretaria Municipal de Agricultura e, também, a Sub-Prefeitura de Itaipava. Em junho de 2004 o prédio passa a ser administrado pela Fundação Genésio Miranda Lins, que providencia seu restauro e adaptação para receber o futuro Museu Etno-Arqueológico de Itajaí. O projeto de restauração ficou ao encargo da arquiteta Candice dos Santos Ballester.
TEXTO: Magru Floriano. Itajaipedia.
FONTE: CORDEIRO, Darlan; FREITAS, Denise Martins. Estação Ferroviária Engenheiro Vereza: depois de passar o trem. IN: Anuário de Itajaí 2004. Itajaí: FGML, 2004. Páginas 121-131.