Por que o itajaiense é chamado de Papa-Siri?
QUAL A ORIGEM DO APELIDO PAPA-SIRI?
A pessoa que nasce em Itajaí é chamada de itajaiense. Contudo, ao longo da história os nossos nativos receberam diversos apelidos, como “Cadeado”, “Cadeado Enferrujado” e “Papa-Siri”. Todos esses nomes foram dados em decorrência da disputa que foi se formando entre moradores residentes nas duas margens do Rio Itajaí.
Início da rivalidade
A margem esquerda do rio recebeu, inicialmente, nomes como: Outro Lado, Pontal de Areia, Pontal, Praia de Itajahy. Já nas décadas finais de 1800 surgiu a devoção a Santo Amaro, e, o Arraial do Pontal começou a ser identificado também como Arraial de Santo Amaro com seus moradores sendo chamados de amaros. Para provocá-los os habitantes do lado direito trocavam “amaros” por “amarelos” e a guerra não teve mais fim.
Dengo-dengos
Por volta de 1898 a localidade do Outro Lado ergueu sua capela contendo um pequeno sino cujo som, obviamente, não tinha a mesma qualidade do sino da Igreja Matriz Imaculada Conceição. Os moradores do centro não perdoaram e começaram a fazer troça com os amaros denominando-os de Dengo-Dengos – em referência ao som fraco emitido pelo sino.
Cadeados
Em resposta os amaros começaram a caçoar da existência de uma cerca de madeira podre com um cadeado velho que tinha a pretensão de proteger a Igreja Imaculada Conceição. Enquanto os amaros eram chamados de Dengo-Dengos, os moradores do lado direito eram chamados de Cadeados ou Cadeados Enferrujados.
Papa-siri
Pouco tempo depois, veio o auge do setor da pesca do bagre. Famílias inteiras dos dois lados do rio pescavam grande quantidade de bagres, escalavam [desviscerar, salgar e expor ao sol para secar] e vendiam para as praças de Paranaguá, Santos e Rio de Janeiro.
Em Itajaí a atividade era desenvolvida mais para o lado da Fazenda, a ponto da Rua da Praia também ser chamada de Rua dos Pescadores [atual Rua Lauro Müller] e no outro lado a atividade pegava as margens do rio nas localidades conhecidas por Volta Grande e Machados.
Nesse tempo os itajaienses do lado de cá começaram a chamar os amaros de Papa-Bagre que respondiam intitulando-os de Papa-Siri. No final de toda a disputa ficaram consignados pelo gosto popular apenas dois apelidos: Papa-siri para os itajaienses que moram na margem direita; Dengo-dengo para os itajaienses que moram na margem esquerda do Rio Itajaí.
Fonte: Didymea Lázzaris de Oliveira. O Navegantes que eu Conto.