Pesca: Capital Nacional da Pesca
O Município de Itajaí foi reconhecido pelo Governo Federal como a Capital Nacional da Pesca, no dia 24 de novembro de 2023, através da Lei nº 14.733/2023, assinada pelo presidente da República Lu
is Inácio Lula da Silva. O Projeto-de-lei foi apresentado pelo senador catarinense Espiridião Amin, aprovado pelo Congresso Nacional e remetido para sanção presidencial a primeiro de novembro de 2023.
Polo regional
O polo pesqueiro de Itajaí representa cerca de 55% da captura nacional de pescado, sendo líder na comercialização de pescado congelado e enlatado. A frota que opera nos terminais instalados às margens dos rios Itajaí, Itajaí-Açu e Itajaí-Mirim é integrada por 700 embarcações que fornecem o produto capturado para um parque composto por mais de 40 indústrias. Aqui estão instaladas as duas maiores empresas enlatadoras de pescados da América Latina, fazendo com que o polo se destaque em nível mundial. Os principais pescados enlatados são atum e sardinha, representando 80% de toda a produção nacional. No ano de 2023 a produção total de pescado em Santa Catarina chegou à 146 mil toneladas, sendo que o polo de Itajaí foi responsável pela produção de quase 77 mil toneladas.
Economia regional
O setor pesqueiro envolve, de forma direta e indireta, um contingente de mão de obra estimado em mais de trinta mil pessoas. Para atender o polo foi criada uma gigantesca cadeia logística integrada por empresas que atuam em diversos setores, como construção naval, produção de latas e gelo, serviços especializados, fornecimento de peças, transporte, armazenamento a frio. Também foram instalados na região diversos escritórios de instituições de pesquisa e extensão, bem como órgãos governamentais de regulamentação e fiscalização. Possuem escritório na região: Epagri, Sebrae, Senar, Centro de Atendimento ao Pescador e Aquicultor (Miistério da Agricultura), Capitania dos Portos. O Município de Itajaí, por exemplo, conta com a Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura, e, o SIM – Serviço de Inspeção Municipal. Também atuam em toda a região os sindicatos classistas e patronais. Entre estes destacamos: SINDIPI – Sindicato dos Armadores e das Indústrias da pesca de Itajaí e Região; SITRAPESCA – Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Pesca de Santa Catarina.
TEXTO: Magru Floriano
FONTE: itajai.sc.gov.br.
