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Porto de Itajaí: navegação de cabotagem

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No início do século passado [1900] o Porto de Itajaí era frequentado por diversos tipos de embarcações que promoviam o transporte de passageiros e mercadorias no sistema de navegação por cabotagem. O sistema de cabotagem tem como característica o uso de embarcações que navegam sempre muito próximas à costa, cumprindo itinerários restritos às fronteiras de um país.Dependendo do tamanho da embarcação e a tecnologia empregada essas embarcações faziam percursos pequenos, ligando portos próximos: São Francisco, Armação, Camboriú, Porto Belo, Ganchos; médios: Desterro [Florianópolis], Rio Grande, Paranaguá; longos: Santos e Rio de Janeiro.

TIPOS DE EMBARCAÇÕES

Os tipos de embarcações mais utilizadas eram: PALHABOTES – navios com dois e três mastros, vela latina em cada mastro; ESCUNA: dois mastros, com quatro vergas na frente; LUGRE ou LUGAR:  três mastros e verga na frente; PATACHO: dois mastros, cinco vergas na frente; BRIGUE: dois mastros cruzando vergas nos dois; BARCA: três mastros com vergas nos dois mastros dianteiros;

VELA LATINA: era uma vela grande, inteiriça que abrangia dois terços do mastro e as vergas formando cruzes nos mastros suportavam velas menores.

VERGA: um pau amarrado ao mastro que suporta velas menores.

TEXTO: Magru Floriano. Itajaipedia.

FONTE:  LINHARES, Juventino. O que a memória guardou. Itajaí: Univali, 1997.

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