Praça Vidal Ramos
O entorno da Igreja Imaculada Conceição (Igrejinha Velha ou Matriz Velha) é denominado de Praça Vidal Ramos (fundos e frente da igreja). Ali encontramos o Marco Zero de Itajaí e também monumentos em homenagem a Lauro Müller, Elisabeth Malburg e Madre Paulina. Contudo, três curiosidades chamam mais a atenção popular: entalhe em árvore, coreto e Cocada.
Entalhe
A primeira dessas curiosidades diz respeito ao entalhe de um rosto que alguns dizem fazer referência à face de Jesus Cristo. Na verdade, a obra, feita no final da década de 1960 pelo operário José Bento Soares, tem como base a imagem de Tiradentes retirada de uma moeda.
Cocada
A outra curiosidade é a Cocada – dois bancos do jardim que ficam entre a Igreja Imaculada Conceição e o Café Democrático, na Rua Hercílio Luz. A Cocada é para os itajaienses o mesmo que a “Boca Maldita” representa para os curitibanos e o “Senadinho” para os florianopolitanos: um ponto de encontro para se fazer a crônica da cidade, principalmente para troca de informações políticas.
Coreto
Fica de frente para o Rio Itajaí e vem sendo preservado nas diversas reformas que a Praça sofre ao longo dos anos. Constitui-se, portanto, em uma testemunha da história da própria Praça.