× Você já atingiu o máximo de 3 cópias por dia.

Copie com moderação!
× Você pode copiar apenas 3 trechos por dia.
Lembre de citar a fonte ao usar o conteúdo da Itajaipedia.

itajaipedia.com.br

Quilômetro Doze

Compartilhar        

O nome da localidade deve-se à constatação de que o local ficava há exatos doze quilômetros de distância do centro da cidade de Itajaí. Pertencente totalmente à zona rural, o Quilômetro Doze tem terras às margens da Rodovia Antonio Heil e abriga, desde 1981, a Estação Experimental da Epagri, na localidade conhecida por Tabuleiro. No ano de 1955 a comunidade ergueu a capela para adoração de Nossa Senhora do Carmo, incluída pela Arquidiocese de Florianópolis na jurisdição da Paróquia São Pedro Apóstolo, da Itaipava, no ano de 2012.

Tabuleiro

O nome se refere à condição geográfica do terreno – um pequeno elevado plano, contendo pouca vegetação. O local está no centro de uma discussão histórica, já que alguns historiadores e memorialistas defendem a tese de que o Tabuleiro deveria ser considerado o Marco Zero do Município de Itajaí. Isso se deve ao fato de que, em 1820, Antonio de Meneses Vasconcelos de Drummond criou no local a colônia São Tomás de Vilanova, considerada o primeiro projeto colonial implantado no Vale do Itajaí.

Os estudiosos, a exemplo de Marcos Konder, que reconhecem Drummond como fundador de Itajaí, rivalizam com aqueles que consideram Agostinho Alves Ramos fundador, mantendo a Praça Vidal Ramos, no Centro, como marco zero. Atualmente a prefeitura mantém nesta praça um monumento em alusão ao marco zero do Município enquanto não há nada registrado na localidade de Tabuleiro.

FONTE: Itajahy – cantos, recantos e encantos – história das comunidades itajaienses. Magru Floriano. Itajaí: Brisa Utópica, 2021. Disponível em magru.com.br.

Compartilhar