Sociedade Cultural e Assistencial Tiradentes
O Clube Tiradentes iniciou no mês de março do ano de 1920 com uma reunião informal promovida entre amigos que pretendiam criar um clube recreativo, com base na prática do futebol de campo, na localidade Barra do Rio.
Formavam o grupo inicial: Alfredo Villain, Antônio Bento da Silva, Antônio Francisco dos Santos, Augusto Ramos, Bertoldo Cabral, Eloi Vicente Meirinho, Francisco Quintino, Henrique Cabral, José Batschauer, José Maria da Veiga, José Villain, Max Brueckeimer, Max Stein, Paulino Vicente da Costa. Contando com a ajuda do experiente desportista Gabriel João Colares os amigos fundaram oficialmente, a 21 de abril de 1920, o Tiradentes Futebol Clube. A primeira diretoria ficou assim constituída: presidente- Mathias Palm, vice-presidente – José Batschauer, secretário – Henrique Cabral, tesoureiro – Leopoldo Batschauer, diretores esportivos – Eloi Vicente Meirinho, Otto Werner.
A primeira sede
Contando com o empréstimo de um terreno de Cristovão Gottendorfer, próximo à ponte Marcos Konder, na foz do Rio Itajai-Mirim, foi possível a construção do primeiro campo de futebol do clube. Mesmo assim, por quase três décadas a entidade foi mantida informalmente. Somente a 09 de junho de 1949 foi estabelecida uma mensalidade, a formalização do quadro de associados e a escolha do distintivo oficial. Nesta ocasião Orestes Silva doou um jogo completo de uniforme para a equipe de futebol. No ano de 1956 começam as obras da construção de sua primeira sede, concluída em 1958. Neste ano começam os bailes e promoções festivas dançantes. No ano de 1979 foram iniciadas as obras da sede definitiva da entidade.
Galeria de Presidentes
A galeria de presidentes do Tiradentes conta com os seguintes nomes: Mathias Palm, Max Bruecrheimer, Alois Erthal, Rodolfo Krause, Manoel A. Veiga, Orestes da Silva, Isidoro A. Couto, Pedro Dacorrégio, Eno M. da Costa, Hélio José Vaz, Pedro de Miranda, José Carlos da Costa, Francisco Berti.
Novo nome
Em assembleia realizada no dia 26 de agosto de 1968 a denominação passou a ser Sociedade Recreativa e Desportiva Tiradentes. Em reunião realizada no dia 02 de outubro de 1968 mudou novamente o nome para Sociedade Cultural e Assistencial Tiradentes. No ano de 1972 foram construídas as canchas de bocha e as quadras esportivas contando com apoio financeiro do Ministério da Educação e Cultura. No ano de 1982 foram construídas as canchas de bolão contando com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina.
TEXTO: Magru Floriano.