× Você já atingiu o máximo de 3 cópias por dia.

Copie com moderação!
× Você pode copiar apenas 3 trechos por dia.
Lembre de citar a fonte ao usar o conteúdo da Itajaipedia.

itajaipedia.com.br

Culinária: tainha recheada com pinhão

Compartilhar        
ícone de tags

Na arte culinária vale tudo, principalmente utilizar de boa dose de criatividade. Por isso mesmo, cada dia que passa experimentamos pratos mais variados contendo a tainha como ingrediente principal. Um prato muito saboroso pode ser obtido recheando a tainha com pinhão.

Conserta-se a tainha pela barriga. Não precisa retirar a escama porque poderá ser assada no forno ou na brasa. Tempera-se a parte interna da tainha com sal misturado no azeite de oliva, deixando descansar por duas horas.

O recheio deve ser preparado da seguinte ordem: refoga-se cebola, alho e pimentão picados. A ova da tainha é pré-cozida em separado e esfarelada, sendo adicionada ao refogado gradualmente. O pinhão também é pré-cozido em água e sal e picado e acionado ao refogado no final. Adiciona-se sal a gosto.

Recheia-se a tainha com esta massa e fecha-se a barrigueira costurando-a, amarrando-a ou prendendo as pontas com palitos de madeira. Embrulha-se em papel laminado e coloca-se para assar em fogo baixo por uma hora ou mais, dependendo do tamanho da tainha e da capacidade do forno ou churrasqueira.

FONTES: Thiago Floriano, Sílvia Braga dos Santos

FLORIANO, Magru. Tainha – a tradição da pesca da tainha no litoral de Santa Catarina. Itajaí: Brisa Utópica, 2016.

Compartilhar