× Você já atingiu o máximo de 3 cópias por dia.

Copie com moderação!
× Você pode copiar apenas 3 trechos por dia.
Lembre de citar a fonte ao usar o conteúdo da Itajaipedia.

itajaipedia.com.br

Tainha recheada com pinhão – receita 6

Compartilhar        
ícone de tags

Na arte culinária vale tudo, principalmente utilizar de boa dose de criatividade. Por isso mesmo, cada dia que passa experimentamos pratos mais variados contendo a tainha como ingrediente principal. Um prato muito saboroso pode ser obtido recheando a tainha com pinhão.

Conserta-se a tainha pela barriga. Não precisa retirar a escama porque poderá ser assada no forno ou na brasa. Tempera-se a parte interna da tainha com sal misturado no azeite de oliva, deixando descansar por duas horas.

O recheio deve ser preparado da seguinte ordem: refoga-se cebola, alho e pimentão picados. A ova da tainha é pré-cozida em separado e esfarelada, sendo adicionada ao refogado gradualmente. O pinhão também é pré-cozido em água e sal e picado e acionado ao refogado no final. Adiciona-se sal a gosto.

Recheia-se a tainha com esta massa e fecha-se a barrigueira costurando-a, amarrando-a ou prendendo as pontas com palitos de madeira. Embrulha-se em papel laminado e coloca-se para assar em fogo baixo por uma hora ou mais, dependendo do tamanho da tainha e da capacidade do forno ou churrasqueira.

FONTES: Thiago Floriano, Sílvia Braga dos Santos

FLORIANO, Magru. Tainha – a tradição da pesca da tainha no litoral de Santa Catarina. Itajaí: Brisa Utópica, 2016.

Compartilhar