× Você já atingiu o máximo de 3 cópias por dia.

Copie com moderação!
× Você pode copiar apenas 3 trechos por dia.
Lembre de citar a fonte ao usar o conteúdo da Itajaipedia.

itajaipedia.com.br

Teatro amador – início

Compartilhar        
ícone de tags

O teatro amador na cidade de Itajaí iniciou no dia 14 de agosto de 1880 com a criação do Club Luzo-Brazileiro, uma sociedade dramática e dançante idealizada pelos amigos Manuel Marques Brandão, Manoel Agostinho Demoro, Manoel Gonçalves Pereira, Eduardo dias de Miranda, Petronilho Dias Corrêa, Pedro Bauer e Ignácio Lázaro Bastos. A primeira peça encenada pelo grupo foi ‘Ghigi’, de origem portuguesa e datada de 1851. Por volta de 1885, findo o Club Luzo, Manoel Brandão, que estimulava a prática artística dentro de sua própria casa, formava um grupo de teatro com seus filhos, onde se destacava o filho mais velho – Joca Brandão. Segundo Juventino Linhares, a primeira peça encenada pelo grupo teria sido ‘A prima’. O grupo também apresentou a cançoneta intitulada ‘A pastorinha’ de autoria do maestro local Edmundo Cunha. Estimulado pelo sucesso a partir de sua própria família, Joca Brandão acabou fundando a Sociedade Carnavalesca Guarani [1897], depois, Sociedade Guarani, onde abrigou um corpo cênico de destaque. No mesmo período ocorreu a fundação da Sociedade Estrela d’Oriente, que também manteve por bom tempo seu corpo cênico. Joca Brandão e Manoel Marques Brandão lideravam a trupe do Guarani, enquanto Joaquim Falco Uriarte e Mário Pereira Liberato lideravam a trupe do Estrela.

NOVOS GRUPOS

No ano de 1947 os amigos Mário Uriarte, Emílio Gazaniga e Ary Mascarenhas Passos, Antônio Zeuxis de Noronha e Rodolfo Bosco fundam o ‘Teatro do Amador de Itajaí’. A estreia acontece com apeça ‘Saudade’ contando com os atores: Antônio Noronha, Cacilda Nocetti, Arno Bernardes, Mário Uriarte e as irmãs Hilda e Irene Souza – que depois vão fazer muito sucesso na Rádio Difusora. No ano de 1949 o grupo fez grande sucesso com a peça ‘A felicidade pode esperar’. O ‘Teatro do Amador’, infelizmente perdeu seu principal alicerce, Antônio de Noronha, no ano de 1949, encerrando suas atividades.

NOVO RECOMEÇO

A atividade teatral ficou um pouco paralisada na década de 1950, retornando com força a partir da década de 1960. Primeiro surgiu o grupo Arte Drama/Sesc sob liderança de Moacir Cidral. Na década de 1970 vão surgir os grupos: Folk, Robsons, Charles Chaplins, Chaves. Entre diretores e atores de destaque podemos citar: Toni Cunha, Ione Brautingan, Valentim Schmoeller e José Darcy da Silva Júnior.

ASSOCIAÇÃO

Visando principalmente a luta por espaços e direitos da categoria artística foi criada em 1996 a Associação Itajaiense de Teatro, tendo como primeiros presidentes: Denise da Luz, Lourival Andrade, Max Reinert.

TEXTO: Magru Floriano. Itajaípedia.

FONTE: D’ÁVILA, Edison. Museu Joca Brandão – resgate da memória. Anuário de Itajaí 2017. Itajaí: FGML, 2017. Páginas 70-79.

Compartilhar