Tetrápode ou pé-de-galinha
É um bloco de cimento, com quatro pontas iguais, utilizadas em obras de contenção das águas de rio, lagoa e mar. Seu nome faz referência a uma superclasse que inclui todos os animais que possuem quatro membros. Os tetrápodes possuem uma forma tetraédrica que possibilita dissipar a força das ondas do mar, permitindo que a água penetre por entre o molhe sem que haja deslocamento das peças, porque seus ‘pés’ travam uns aos outros, formando uma estrutura sólida e resistente. Eles podem medir até três metros de altura com peso entre sete e doze toneladas cada. Esse tipo de intertravamento de peças de concreto foi inventado em 1950 por Pierre Danel e Paul Anglés d’Auriac, em Grenoble – França. 
Em Itajaí
O tetrápode foi utilizado em Itajaí, no início do século passado, nas obras do molhe da barrbarra do Rio Itajaí pela empresa Cobrazil, fazendo a função de quebra-mar e canalização das águas do rio próximo à foz.
Um tetrápode foi colocado em exposição na Praça Arno Bauer, entre o Palácio Marcos Konder e a Casa da Cultura Dide Brandão. Ele representa o desenvolvimento ocorrido no Município de Itajaí por conta do rio e seu porto.
Entre 2001 e 2010 os dois braços do molhe do Rio Itajaí sofreram obra de realinhamento para possibilitar a entrada e saída de navios com mais de trezentos metros de comprimento e trinta metros de largura. Principalmente o molhe norte teve uma boa parte dos pés-de-galinha realinhados, possibilitando a abertura maior da barra.
Texto e foto: Magru Floriano
FONTE: wikipedia – 21 de junho de 2025.