Valdemir Corrêa das Chagas
Popularmente conhecido como Chagas. Foi ainda jovem para a cidade de Criciúma, onde chegou a ser preso durante o regime militar por sua militância política junto ao sindicato dos mineiros e no Movimento Negro (pioneiro em Santa Catarina). Foi repórter do jornal Diário Catarinense [1978].
Radicou-se em Itajaí, onde foi repórter do jornal O Estado, sucursal de Itajaí. Diretor-fundador do jornal O Liberal do Vale e Jornal Diário da Cidade [1992-1999]. Manteve as colunas “Comentadas” e “Ao Leitor” no jornal O Liberal do Vale e a coluna “Gente & Notícias” no Diário da Cidade. Diretor-responsável pelo Jornal do Povo [1989].
É considerado o idealizador e principal liderança do Clube da Imprensa de Itajaí, junto com José Pereira (Jota Pereira). Representante de Itajaí junto ao MOS – Movimento de Oposição Sindical, no Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina. Chefe de gabinete e assessor de imprensa da Prefeitura de Itajaí no primeiro Governo Schmitt [1982]. Funcionário do gabinete da Reitoria da Univali.
Nascimento
20 de abril de 1949
Grão-Pará/SC
Morte
31 de março de 1999
Itajaí/SC