Saco da Fazenda
A região do Saco da Fazenda abrange as zonas administrativas do Centro, Fazenda e Cabeçudas. Contudo, a maior extensão fica dentro do território da Fazenda. O local sofreu modificações em sua geografia devido à realização de grandes obras, como foi o caso da retificação do Rio Itajaí e os molhes da barra, aterro de lixo, aterros para construção do Terminal Urbano Bonifácio Schmitt e Avenida Ministro Victor Konder.
O local abriga embarcações de lazer e, principalmente, de pescadores artesanais. Na ponta norte, recentemente, foi construída a Marina Itajaí e o Centreventos [Marejada] no terreno que abrigava anteriormente o Terminal Urbano. A Marina fica no território da Fazenda e o Centreventos no território Centro, já que a divisa das duas zonas se faz pela Avenida Vereador Carlos Ely.
No ano de 2008, o Decreto nº 8513 criou a Área de Proteção Ambiental Saco da Fazendo de forma a formar um corredor ecológico com o Parque Natural Municipal do Atalaia. O Saco da Fazenda recebeu o nome oficial de Baía Affonso Wippel em homemagem ao itajaiense que liderou diversas campanhas pela preservação ambiental do local. A lei recebeu o número 4063 datada de 02 de abril de 2004, sancionada pelo prefeito Jandir Bellini.