× Você já atingiu o máximo de 3 cópias por dia.

Copie com moderação!
× Você pode copiar apenas 3 trechos por dia.
Lembre de citar a fonte ao usar o conteúdo da Itajaipedia.

itajaipedia.com.br

Baía

Compartilhar        

A localidade de Baía fica localizada na região conhecida popularmente como Estrada de Brusque. Temos diversas versões para justificar o nome dessa localidade.

A primeira hipótese é que o nome advém do fato da estrada geral apresentar muitos pontos alagados e as pessoas começaram a denominar a região jocosamente de baía. A segunda, faz referência a uma possível homenagem a José Spínola Baía, médico proprietário de terras e político amigo dos agricultores da região.

A terceira hipótese advém da constatação que no local existiam muitos pés de coco da Bahia e a população começou a fazer a comparação com o Estado da Bahia. Essa versão é corroborada pela moradora Rosa Lamim de Jesus em entrevista que concedeu ao jornal Diário do Litoral em 2011.

Os primeiros moradores da região cortavam lenha para vender nas cidades de Itajaí e Brusque junto com diversos produtos agrícolas. A comunidade construiu a igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no ano de 1984 e, no ano de 2012, a Arquidiocese de Florianópolis a incluiu no território abrangido pela Paróquia São Pedro Apóstolo com matriz na Itaipava.

Atualmente a Baía ganha grande destaque na mídia por conta dos eventos que ocorrem no Parque do Agricultor Gilmar Graf, notadamente a Festa do Colono.

Perímetro urbano

O prefeito Arnaldo Schmitt Júnior sancionou a Lei nº 2147, a 04 de dezembro de 1984, alterando o perímetro urbano do Município. Esta lei incluiu terras às margens da Rodovia Antônio Heil, numa largura de um quilômetro para o interior “até a estrada da Baía” como sendo área urbana, atingindo também as localidades de Itaipava, Canhanduba e Quilômetro Doze.

No ano de 2004 essa faixa foi aumentada, em alguns pontos do percurso, pela lei nº 4157, evidenciando o acentuado processo de urbanização de toda a região. A localidade, portanto, tem parte de seu território dentro do perímetro urbano e parte na zona rural.

FONTE: Itajahy – cantos, recantos e encantos – história das comunidades itajaienses. Magru Floriano. Itajaí: Brisa Utópica, 2021. Disponível em magru.com.br.

Compartilhar