Fundação Genésio Miranda Lins
A FGML – Fundação Genésio Miranda Lins foi criada através da Lei nº 1.515, de 01 de dezembro de 1976. Contudo, até 1982, ela ficou em regime de implantação, transformando-se ao longo do tempo na entidade mantenedora de diversos órgãos responsáveis pela preservação da memória da comunidade itajaiense. A FGML é mantenedora: Museu Histórico de Itajaí [Palácio Marcos Konder], Arquivo Público – Centro de Documentação e Memória Histórica de Itajaí [Casa Lins], Museu Etno-Arqueológico de Itajaí [Estação Ferroviária Engenheiro Vereza], A FGML edita, desde o ano de 1998, o Anuário de Itajaí – importante impresso na divulgação da História de Itajaí.
MUSEU HISTÓRICO
A primeira unidade mantida pela FGML é o Museu Histórico de Itajaí. Ele ocupa, desde sua fundação, o antigo Palácio da Municipalidade, que abrigou o Fórum da Comarca – no período compreendido entre os anos de 1925 a 1972; Câmara de Vereadores – no período de 1925 a 1999; e, a Prefeitura Municipal de Itajaí – no período de 1925 a 1972. O Museu foi inaugurado no dia 05 de janeiro de 1982. Ocupa, atualmente, todas as dependências do Palácio Marcos Konder. Mantém um prédio anexo onde mantém a guarda de grande acervo de obras de arte e peças históricas de Itajaí.
ARQUIVO HISTÓRICO
O CDMHI – Centro de Documentação e Memória Histórica de Itajaí – começou a funcionar no ano de 1985 com a denominação simplificada de Arquivo Histórico de Itajaí, ocupando duas salas no Palácio Marcos Konder, anexo ao Museu Histórico. No dia 15 de dezembro de 1998 mudou-se para a Casa Konder à Rua Lauro Müller nº 83. No dia 18 de maio de 2001 foi transferido para a Casa Lins, na Rua Lauro Müller nº 335. São utilizados diversos nomes para designar a instituição: Arquivo Histórico de Itajaí, Arquivo Público de Itajaí, Centro de Documentação e Memória Histórica de Itajaí, Centro de Documentação e Memória Histórica Genésio Miranda Lins, CDMH, CDMHI. O seu acervo contém: documentos, fotografias, mapas, plantas e projetos arquitetônicos, hemeroteca, biblioteca de apoio, gravuras, cartões, documentos pessoais de personalidades históricas, trabalhos acadêmicos relacionados à história de Itajaí.
MUSEU ETNO-ARQUEOLÓGICO
O Museu da Itaipava, como é popularmente conhecido o Museu Etno-Arqueológico de Itajaí, foi inaugurado no dia 25 de junho de 2010, tendo como sede o prédio da antiga Estação Ferroviária Engenheiro Vereza, pertencente à Estrada de Ferro Santa Catarina, trajeto Itajaí – Blumenau. Começou a ser pensado em 2005 com o nome de Museu da Gente do Vale – Estação Cultural.
EDITORA MARIA DO CAIS
A editora oficial da Fundação Genésio Miranda Lins foi criada a 30 de outubro de 2005 recebendo o registro junto à Agência Brasileira de ISNB – Internationl Standard book Number [Padrão internacional de numeração de livro].
TEXTO: Magru Floriano. Itajaipedia.