LID – Liga Itajaiense de Desportos
A prática do futebol em Itajaí ocorreu de forma acelerada a partir de 1920. Esse crescimento do futebol como esporte de massa, amador e profissional, ocasionou a derrocada do esporte preferido à época: o remo. A primeira tentativa de formar uma entidade que organizasse um campeonato regional deu-se no início de 1920 com a criação da LDNE – Liga Desportiva Norte do Estado – reunindo os clubes Marcílio Dias e Tiradentes (Itajaí), Brusquense e Paysandu (Brusque), Brasil e Blumenauense (Blumenau), Brasil (Tijucas). O projeto associativo fracasso no meio do caminho e o campeonato sequer conheceu seu campeão. Itajaí chegou a sediar uma nova agremiação no ano de 1921. Era a LCDT – Liga Catarinense de Desportos Terrestres – durou apenas um ano e contou com a filiação de clubes de Itajaí (Marcílio Dias, Tiradentes, Humaitá e Ipiranga), Brusque (Brusquense e Paysandu), Tijucas (Brasil) e Ilhota (Aldo Luz). De novidade apenas o fato da LCDT ter sido pioneira na cobrança de ingressos.
Muitos anos se passaram até que a 10 de setembro de 1937 foi fundada a ASVI – Associação Sportiva Valle do Itajahy – contando com a participação de Marcílio dias, Lauro Müller e CIP (Itajaí), Paysandu e Brusquense (Brusque), Blumenauense, Brasil, Amazonas (Blumenau). Mas logo em seguida os clubes blumenauenses abndonara a ASVI para formar sua própria liga, facilitando o acirramento da rivalidade entre os clubes de Itajaí e Brusque. Acontece que em 1945, a rivalidade ficou de tal envergadura que os brusquenses resolveram deixar a liga itajaiense para aderir à liga blumenauense. Os clubes de Itajaí ficaram sozinhos na LEVI – Liga Esportiva Vale do Itajaí – novo nome dado à ASVI por conta de legislação federal. A LEVI fechou suas portas em 1945. No ano de 1948 o time da Sociedade Estivadores Esporte Clube, o popular ‘Estiva’ do bairro de Navegantes, aderiu à liga blumenauense, motivando o Clube Náutico Marcílio Dias seguir o mesmo caminho em 1950.
FUNDAÇÃO DA LID
A LID – Liga Itajaiense de Desportos – foi fundada no dia 27 de maio de 1951 – organizando o campeonato de futebol profissional de Itajaí por treze anos (1951 – 1963). Depois, a entidade ficou responsável apenas pelos campeonatos de futebol amador. A LID começou a promover campeonatos de times amadores a partir de 1954 incluindo times de localidades regionais como Navegantes, Ilhota, Penha, Piçarras, Camboriú, Balneário Camboriú … entre os grandes campeões amadores destacamos: União (Navegantes), São Nicolau (Penha), rio do Ouro, Ipiranga (Itajaí).
Os campeonatos de futebol profissional apresentaram os seguintes vencedores:
1951: Estivadores – Marcílio Dias – Tiradentes (Tijucas)
1952 – Estivadores – Marcílio Dias – Tiradentes (Tijucas)
1953 – Estivadores – Tiradentes (Itajaí) – Marcílio Dias
1954 – Tiradentes (Itajaí) – Lauro Müller – Estivadores
1955 – Estivadores – Marcílio Dias – Lauro Müller
1956 – Lauro Müller – Flamengo – Tiradentes (Tijucas)
1957 – Tiradentes (Tijucas) – Lauro Müller – Cimenport
1958 – Marcílio Dias – Estivadores – Cimenport
1959 – Almirante Barroso – Marcílio Dias – Estivadores
1960 – Marcílio Dias – Cimenport – Almirante Barroso
1961 – Marcílio Dias – Almirante Barroso – Cimenport
1962 – Marcílio Dias – Almirante Barroso – ?
1963 – Marcílio Dias – Almirante Barroso – Tiradentes (Itajaí).
TEXTO: Magru Floriano. Itajaipedia.
FONTE: GOMES, Gustavo Melim. LID – 70 anos de futebol: Liga Itajaiense de Desportos – 1951 / 2021. IND: Anuário de Itajaí 2021. Itajaí: FGML, 2021. Páginas 36 – 45.