× Você já atingiu o máximo de 3 cópias por dia.

Copie com moderação!
× Você pode copiar apenas 3 trechos por dia.
Lembre de citar a fonte ao usar o conteúdo da Itajaipedia.

itajaipedia.com.br

Praça Gonzaga

Compartilhar        
ícone de tags

Uma das mais tradicionais praças de Itajaí é a Praça do Gonzaga, conhecida popularmente por diversos nomes: Jardim dos Cachorros, Praça dos Cachorros, Largo dos Gonzaga, Praça Antônio Lopes Gonzaga, Praça Gonzaga, Praça do Porto, Praça dos Tratores … Ela existe desde o início das atividades do Porto Público. Era área pertencente ao comerciante Antônio Lopes Gonzaga, que possuía comércio e residência na confluência das ruas Tijucas, Blumenau, Coronel Eugênio Müller e Capitão Adolpho Andrade. Uma das primeiras notícias que temos da área diz respeito à Lei nº 13 de 1948 assinada pelo prefeito Arno Bauer autorizando o comerciante Domingos Ferreira Gomes a montar no local um pequeno restaurante e bar para atender aos motoristas. O local servia como ponto de descanso de motoristas que trabalhavam diretamente com as cargas destinadas ao Porto de Itajaí. Por isso ficou conhecida popularmente como Praça dos Tratores. Na década de 1970, ela ganhou também o nome de Praça dos Cachorros, porque os caminhões tanques que saiam do terminal petrolífero de Itajaí para abastecer cidades da Serra Catarinense, voltavam carregando sobre a carroceria-tanque uma determinada quantidade de madeira. Esta prática dos motoristas, para ganharem um troco a mais no frete, começou a ser intitulada como ‘cachorro’. Outra versão, garante que ‘cachorro’ era a prática de retirar uma pequena quantidade de madeira das pilhas puxadas dos terminais madeireiros pelos tratores que ali faziam ponto esperando a entrada para descarregar no Porto de Itajaí. Seria um pequeno desvio de cargo não observado pelos fiscais.

NOME OFICIAL

O prefeito Eduardo Sólon Cabral Canziani – popularmente conhecido com o nome de Dadinho Canziani – assino a Lei nº 591, datada de 23 de junho de 1964, denominando o local de Praça Antônio Lopes Gonzaga. Contudo, os nomes populares continuaram no imaginário coletivo, nunca deixando de ser citados por populares e imprensa.

 

TEXTO: Magru Floriano. Itajaipedia.

FONTE:

1 – Depoimento de César Gonzaga a 15 de junho de 2020 – Grupo Itajai de Antigamente – Facebook.

2 – COUTO, Manoel Gonzaga. Largo dos Gonzaga: jardim dos cachorros – Praça. IN: Anuário de Itajaí 2022. Itajaí: FGML, 2022. Páginas 38 – 42.

 

Compartilhar