Walter Smykalla
Walter Erhardt Smykalla nasceu em Curitiba no dia 16 de novembro de 1940, radicando-se em Santo André/SP em 43. Na década de 1950 veio para Santa Catarina trabalhar na fábrica de porcelanas Schmidt. Por volta de 1959 veio com sua mãe para Balneário Camboríu onde, entre 1959 e 1979, administraram o Bazar Oceano – loja de roupas localizada no Centro da cidade. Ao estudar na Fepevi resolveu viver profissionalmente da arte, era o ano de 1979 e, Smykalla estava entrando em um período intenso de produção de quadros, afrescos e murais de muros e paredes. O artista e amigo Silvestre João de Souza Júnior estimou que ele chegou a produzir cerca de quinhentas obras neste curto período de tempo. Planejando sair por um tempo de Santa Catarina, Walter doa cinco obras de seu acervo particular para o Museu Histórico de Itajaí no ano de 1994. No ano seguinte ele migra para Taubaté/SP. Entre 1995 e 2013 Smykalla fica totalmente afastado de Itajaí, até que um boato que correu a cidade – dando conta que ele havia morrido no interior do Estado de São Paulo – motivou a redação do jornal Diário do Litoral a buscar maiores informações sobre o artista. O repórter Sandro Silva o localizou vivendo em estado precário em Taubaté e, entre idas e vindas, acabou se fixando novamente em Itajaí em 2013, tendo guarida no Asilo Dom Bosco. Sai dali no dia 14 de outubro de 2013 para retornar a Taubaté. Ele falece neste município paulista no dia 19 de novembro de 2021, aos 81 anos de idade, como residente da Casa São Francisco de Idosos de Taubaté.
CRIANÇAS SOLTANDO PIPA
Walter Erhardt Smykalla ficou conhecido como paisagista, principalmente, por seus quadros e murais retratando crianças soltando pipa em espaços públicos. Essa sua marca ficou registrada definitivamente na paisagem de Itajaí quando pintou o painel da Praça da Pipa, localizada no início da Rua Uruguai. O Museu Histórico de Itajaí – que guarda o acervo do futuro Museu da Gravura de Itajaí – tem em seu acervo 24 obras de Walter Smykalla, entre paisagens e retratos. Uma obra de destaque é a paisagem retratando o Matadouro ao tempo da construção da Avenida Contorno Sul, doada por Magru Floriano e datado de 1985.
TEXTO: Magru Floriano. Itajaipedia
FONTE: HUNDESNKI, Maykon Daniel; DE CASTRO, Tayná Mariane Monteiro; AL KAS, Yasmin Sayegh. Walter Smykalla: inventário comentado das obras presentes no Museu Histórico de Itajaí. Anuário de Itajaí 2021. Itajaí: FGML, 2021. Páginas 159 – 173.