× Você já atingiu o máximo de 3 cópias por dia.

Copie com moderação!
× Você pode copiar apenas 3 trechos por dia.
Lembre de citar a fonte ao usar o conteúdo da Itajaipedia.

itajaipedia.com.br

Clubes Sociais antigos de Itajaí

Compartilhar        

Itajaí contou com inúmeras iniciativas visando à criação de entidades que agregassem pessoas amigas para reuniões sociais, esportivas, culturais, políticas. Segundo o memorialista Juventino Linhares, nas primeiras décadas de 1900, existiam entidades como:

Edelweiss – Era uma entidade mais voltada para a reunião de descendentes germânicos. Não tinha sede própria, promovia eventos em casas de particulares ou espaços alugados em hotéis e outras entidades sociais.

Estudantina das Magnólias – Foi criada para promover reunião do elemento feminino e algumas crianças no seu entorno. Teve como presidente pessoas de destaque na sociedade itajaiense como Lúcia Machado [Currlin]. Mantinha uma excelente orquestra de corda – com violão, guitarra, bandolin e violino – tendo como maestrina a professora de música e pianista Alaíde Castilho. Participaram dessa orquestrra moças da alta sociedade itajaiense: Leontina Régis, Celina Vieira, Alzira Büchele Müller, Oceanides Luz, Lúcia Miranda, Gláucia Machado, Alice Reis, Cássia Miranda, Raquel Liberato, Zilé Machado, Regina Miranda, Marieta Miranda, Raquel Liberato, Zilé Machado, Regina Miranda, Marieta Castilho, Esther Miranda, Carmem Seára, Julieta Catilho, além do menino Mário do Canto Liberato.

Perseverança – Uma entidade mais simples que não deixou muitos registros nos livros e jornais de época.

Itajaiense – Também não deixou muitos registros de suas atividades na sociedade itajaiense.

Grêmio Três de Maio – Foi criado para promover o civismo através de palestras e eventos públicos. Montou uma das principais bibliotecas da história de Itajaí. A imprensa sempre deu muito destaque para as conferências e comemorações cívicas promovidas pela entidade. Tinha o nome de Três de Maio porque, naquela época, ainda se comemorava o ‘descobrimento do Brasil’ nesta data. Foi fundada em 1900 para comemorar justamente os quatrocentos anos do descobrimento.

Sociedade Escolar Alemã – Fundada pela comunidade alemã em Itajaí, tinha sede na confluência das ruas Quinze de Novembro com a Quinze de Julho [atual Olímpio Miranda Júnior. Com o sucesso da ‘Escola Alemã’, conseguiu, em 1905, construir uma sede de alvenaria vistosa na quadra entre a Avenida Sete de Setembro e as ruas Dagoberto Nogueira e 15 de Julho.

Sociedade Operária Beneficente 15 de Novembro – Apesar de ser uma entidade que tinha a principal missão de cuidar da assistência a seus associados, ela promoveu ou apoiou inúmeras atividades sociais e de lazer.

Treze de Maio – uma entidade que congregava integrantes da comunidade de afrodescendentes, como foi o caso da Humaitá, Cruz e Souza, Sebastião Lucas.

28 de Setembro – Entidade sobre a qual não temos qualquer informação, senão uma breve citação nas crônicas de Juventino Linhares.

Blumenkranzen – Não chegava a constituir-se exatamente como um clube recreativo. Tratava-se da reunião de amigos de descendência alemã que promoviam festas em residências por rodízio. A iniciativa da promoção dos eventos geralmente partia das mulheres, a exemplo da tradição conhecida como ‘kranzchen’.

TEXTO: Magru Floriano. Itajaipedia.

FONTE: LINHARES, Juventino. O que a memória guardou. Itajaí: Univali, 1997.

Compartilhar