Praça do Relógio do Sol
Foi criada pela Lei nº 06/1948, complementada pela Lei nº 342/1960 com o nome de Praça do Expedicionário. Está localizada no Bairro Fazenda, na confluência das ruas Jorge Tzaschel, Lauro Müller e Camboriú. Ela foi reinaugurada no dia 07 de junho de 1960 na semana alusiva à passagem do centenário de fundação do Município de Itajaí. O nome oficial de Praça do Expedicionário se deve ao fato dela servir de espaço para homenagear 45 expedicionários da região de Itajaí que serviram ao Exército Brasileiro na Campanha da Itália, na Segunda Grande Guerra Mundial. A praça foi completamente revitalizada e entregue novamente à população local no dia 13 de junho de 2011.
Relógio de sol
Ela também é conhecida como a Pracinha do Relógio de Sol porque na sua área central foi construído um relógio de sol pelo filósofo uruguaio Félix Peyrallo Carbajal. Ele era um pensador livre, errante, que peregrinou por cerca de 64 países, construindo mais de 180 relógios com formatos diferenciados. Na Região de Itajaí construiu relógios em Balneário Camboriú, Piçarras, Gaspar e Itajaí. Por aqui fez amigos como: Carlos Guérios, Sydney Schead dos Santos, Luiz Garcia e Luiz Antonio Cechinel. O amigo Carlos Guérios identificava Carbajal como um ‘culto andarilho do mundo’.
Carbahal gostava de chamar suas estruturas de ‘quadrante solar’. Ele faleceu aos 99 anos de idade nas dependências do Hospital Santa Isabel – Blumenau – no dia 03 de agosto de 2005, sendo enterrado em Lages.
TEXTO: Magru Floriano. Itajaipedia.
FONTE: JORNAL DE SANTA CATARINA. Nem pátria, nem família, nem religião. GERAL. Pág. 16. Edição de 04 de agosto de 2005.