× Você já atingiu o máximo de 3 cópias por dia.

Copie com moderação!
× Você pode copiar apenas 3 trechos por dia.
Lembre de citar a fonte ao usar o conteúdo da Itajaipedia.

itajaipedia.com.br

Itajaipedia – Enciclopédia Digital Itajaiense

Compartilhar        

O QUE É A ITAJAIPEDIA?

Resposta: É uma enciclopédia digital online com conteúdo exclusivo do Município de Itajaí.

QUEM IDEALIZOU E TORNOU O PROJETO VIÁVEL?

Resposta: o historiador Magru Floriano em associação com o jornalista e analista de sistema Thiago Floriano.

QUAL O OBJETIVO DA ENCICLOPEDIA?

Resposta: dotar a Internet de um endereço onde estudantes e pesquisadores possam ter acesso a conteúdo confiável sobre o Município de Itajaí e sua população.

QUANDO ELA INICIOU?

Resposta: A Itajaípedia entrou na Internet no dia 17 de janeiro de 2021 no endereço www.itajaipedia.com.br.

QUAL O CONTEÚDO QUE APRESENTA?

Resposta: Ela tem como referência o banco de dados sobre a História de Itajaí que o pesquisador Magru Floriano alimentou por cerca de trinta anos. Esse banco de dados, por sua vez, está centrado no material coletado na Hemeroteca da Fundação Genésio Miranda Lins e na biblioteca particular de Magru Floriano. A enciclopédia inclui um CALENDÁRIO HISTÓRICO inédito e centenas de currículos de pessoas – notadamente aquelas que emprestam seus nomes às ruas, praças, escolas e prédios públicos.  Tenta responder as principais dúvidas sobre Itajaí que os internautas formulam na Internet.

A ENCICLOPÉDIA TEM PATROCÍNIO?

Resposta: Não. O projeto está sendo coberto exclusivamente com recurso próprio. Estima-se que já foi gasto valor próximo de trinta mil reais, em três anos de trabalho. Não se recorreu às leis de incentivo da Prefeitura e Governo do Estado, porque, no início, não se tinha a exata dimensão do projeto e suas implicações. Sequer estava disponível um programa de computador que tivesse as características que suprisse as necessidades. Foi preciso começar do zero em termos de desenvolvimento do sistema. Enquanto Magru Floriano trabalhava na elaboração dos verbetes, Thiago Floriano desenvolvia o sistema digital no computador. Foram três anos trabalhando nos bastidores na base do acerto e erro.

COMO SURGIU A IDÉIA DA ITAJAIPEDIA?

Resposta: A ideia de criar uma enciclopédia digital itajaiense surgiu quando Magru Floriano constatou que uma grande parte do conteúdo disponível na Internet sobre o Município de Itajaí apresentava muitas lacunas, contradições e informações inócuas. Muitos textos vazios de conteúdo que não supriam a necessidade dos estudantes e pesquisadores. “Estamos reproduzindo acriticamente tudo na Internet. Ninguém mais tem tempo de conferir se algo é verdadeiro ou não. Tem-se apenas o tempo exato de apertar duas teclas [Ctrl C + Ctrl V]. Então a enciclopédia veio para oferecer conteúdo de qualidade, fidedigno, consolidado em livros, jornais, revistas. Pesquisa feita ao longo de décadas”. Sentencia Magru Floriano.

A ENCICLOPÉDIA É COLABORATIVA?

Resposta: Sim. A ideia inicial era fazer uma enciclopédia na plataforma idêntica à Wikipédia, mas não deu o resultado técnico esperado. Então, partiu-se para um projeto mais autoral em termos de desenvolvimento de sistema. Agora, no formato final, as pessoas podem mandar mensagem para os administradores e o conteúdo pode ser corrigido ou ampliado. Já foram recebidas milhares de mensagens, a maioria absoluta delas passando mais informações para ampliar o verbete.  O interessante é que o nome da pessoa que ajudou a construir o novo verbete fica registrado como colaborador. O nosso objetivo é que as pessoas proponham novos verbetes e até ajudem a redigi-los. Um jovem estudante, por exemplo, pode propor a criação do verbete com o nome de seu avô. Ele nos envia o currículo com foto e a parceria está consolidada. Professores também podem estimular alunos a criarem seus próprios verbetes sobre fatos, pessoas, instituições de Itajaí. Seria um interessante exercício para disciplinas como Língua Portuguesa e História. A mensagem pode ser enviada para o email magrufloriano2008@gmail.com.

FOI FIRMADA UMA PARCERIA COM O ITAJAI DE ANTIGAMENTE?

Resposta: Na verdade a Itajaipedia é irmã siamesa do grupo do Facebook Itajai de Antigamente. Esse grupo está chegando a cinquenta mil membros e trata exclusivamente da História de Itajaí. Então, estamos lançando determinados questionamentos no Itajai de Antigamente para termos dados suficientes para a elaboração de determinados verbetes inéditos, com pouca literatura consolidada. Por exemplo, foi muito difícil encontrar dados sobre os nomes de algumas localidades de Itajaí. Nesse sentido a ajuda dos membros do Itajai de Antigamente tem sido altamente relevante. Fica um canal aberto diretamente entre aqueles que gostam de História de Itajaí e duas plataformas na Internet: Itajaipedia e Itajaí de Antigamente. O povo participa ativamente da elaboração de sua própria história e, por outro lado, essa história se mostra viva, pulsante, em permanente elaboração. Cada post colocado e discutido nessas plataformas ganha novas ressignificações. É a história viva de Itajaí elaborada por seus próprios atores sociais.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O CONTEÚDO DA WIKIPÉDIA E ITAJAIPEDIA?

Resposta: Nunca pensamos em fazer concorrência com a Wikipédia. Apenas estamos atuando em um espaço deixado por ela. Acontece que Wikipédia, enquanto enciclopédia colaborativa internacional, não tem interesse em alguns conteúdos específicos de Itajaí, tratando mais de assuntos que possuem relevância estadual ou nacional. Assim, aceita o currículo dos irmãos Konder [Victor, Arno, Marcos e Adholpo] mas dificilmente vai abrir espaço para o currículo do Manoel Teixeira que empresta seu nome ao Beco do Iéca, no São João. Nosso objetivo é responder a todas as curiosidades dos itajaienses sobre sua cidade e sua gente. Vamos colocar na enciclopédia verbetes sobre coisas que dizem respeito à nossa gente, apresentando o significado de palavras como cocada, papa-siri, espinheiros, ariribá, Estamos mais interessados em saber quem foi Otto Hoier que empresta seu nome à antiga Rua do Leite, na Cidade Nova.

MAS ITAJAÍ FORNECE CONTEÚDO SUFICIENTE PARA PREENCHER UMA ENCICLOPÉDIA INTEIRA?

Resposta: tudo depende do valor que damos a determinados conhecimentos. A história antiga reunia apenas conteúdos que diziam respeito diretamente aos interesses de uma elite político-econômica. Falava dos nomes dos prefeitos, vereadores, juízes, delegados, empresários e, deixava de lado todo o restante da população trabalhadora – que muito contribuiu para o desenvolvimento do Município. O tratamento que damos agora é bem diferente. Entendemos que o ideal seria colocar o nome de todos aqueles que contribuíram com o desenvolvimento da cidade. Todos indistintamente, e, quem ler os verbetes de Pereira Neto e Alfredo Eicke que tire suas próprias conclusões sobre a contribuição histórica que deram à nossa comunidade. A nossa meta é chegar a cem mil verbetes falando da Rua Lauro Müller com a mesma intensidade como falamos da Rua da Farinha Seca. A ideia é disponibilizar conteúdos que fazem referência direta à vida das pessoas, que tenha significado para elas.

QUEM VAI UTILIZAR A ITAJAIPEDIA?

Resposta: O projeto tem como principal público-alvo os estudantes que costumam fazer pesquisa na Internet. Mas, o conteúdo que temos em nosso banco de dados vai servir também a profissionais variados, como é o caso de professores e jornalistas. Um radialista, por exemplo, pode abrir seu programa diário lendo nosso calendário histórico. Temos elencados os principais feitos históricos que ocorreram em Itajaí por dia desde 1700.  Um jornalista que está fazendo uma reportagem sobre a falta de água em Itajaí pode pesquisar sobre outras crises hídricas ocorridas no Município. O vereador pode propor homenagens pela passagem de 50 anos da criação de uma entidade e assim por diante. Mas também vamos atingir outro tipo de público, como é o caso do turista. Já temos verbetes elaborados dando dicas de pontos turísticos e curiosidades, como é o caso de uma pedra esculpida na Praia do Molhe, uma árvore entalhada na Praça Vidal Ramos, etc. Em síntese, Itajaí será revelado por inteiro na Itajaipedia.

Texto: Magru Floriano.

Compartilhar