Símbolos de Itajaí – bandeira
Primeira bandeira
A primeira bandeira oficial do Município de Itajaí foi criada no ano da comemoração da passagem do Centenário de sua emancipação política – 1960, no governo do prefeito Carlos de Paula Seára (Lito Seára). Ela tinha um fundo totalmente branco, tendo ao centro o brasão instituído pela Lei nº 338 de 24 de maio de 1960. Acima do brasão, escrito em vermelho, o nome ITAJAÍ e, abaixo do brasão, o listel em vermelho trazia o dístico ‘Ex flumine magnitudo mea’. Nas duas pontas do listel as datas que indicam o centenário de emancipação política de Itajaí: 15-6-1860 e 15–6–1960.
A tradução do dístico ‘Ex flumine magnitudo mea’ usualmente é aceita como ‘Do rio vem a minha riqueza”.
Segunda bandeira
Uma versão desta bandeira foi oficializada através da Lei nº 683 de 23 de dezembro de 1965, assinada pelo prefeito Eduardo Solon Cabral Canziani. Ela incorporava no fundo branco duas listas azuis, na horizontal, e retirava do plano superior o nome ITAJAÍ, além de substituir a cor vermelha do listel pela cor azul. O desenho original foi feito pela empresa ‘Samis Publicidade’. O brasão no centro da bandeira ficou o mesmo instituído pela Lei nº 338 de 24 de maio de 1960. A memorialista Didymea Lázzaris de Oliveira, no livro ‘Itajaí – do curato à globalização’ levantou a possibilidade dessa bandeira nunca ter sido utilizada, com a lei se tornando letra morta.
Terceira bandeira
No ano de 1972, no Governo Júlio César, foi projetada uma nova bandeira, tendo como destaque o fundo com oito triângulos – azuis e amarelos alternados – tendo no centro o novo brasão instituído pela Lei nº 1.200 de 21 de dezembro de 1972. Essa bandeira só foi oficializada no governo Jandir Bellini, conforme a Lei nº 5.539 de 25 de junho de 2010. Esta é a bandeira utilizada até os dias atuais.
TEXTO: Magru Floriano.
FONTE: OLIVEIRA, Didymea Lázzaris de. Itajaí – do curato à globalização. Itajaí: autora, 2011.