× Você já atingiu o máximo de 3 cópias por dia.

Copie com moderação!
× Você pode copiar apenas 3 trechos por dia.
Lembre de citar a fonte ao usar o conteúdo da Itajaipedia.

itajaipedia.com.br

Toninho da Simca

Compartilhar        

Antônio Carlos dos Santos ficou popularmente conhecido na comunidade de Itajaí como o ‘Toninho da Simca”. Ele nasceu no dia 03 de julho de 1934. Iniciou a vida profissional aos catorze anos de idade como auxiliar de mecânico. Depois teve oficina própria que se firmou como a empresa local ‘autorizada’ da marca Vemag (atual Promenac). No ano de 1965 largou a marca Vemag para comprar a empresa Auto Novo, revenda autorizada da marca Simca. Foi empresário bem sucedido em Itajaí no ramo automotivo, sendo proprietário de empresas como a Jangada Automóveis Ltda.

Nos últimos anos de vida estava completamente sem visão, mas mesmo assim continuava a frequentar diariamente a Cocada – na parte do Senado – um grupo mais idoso que se reunia no Bar do Julinho, na Rua Hercílio Luz, em área contígua ao Bar da Beth – complemento da Cocada – parte da Câmara. Eram dois grupos bem distintos, formando o nosso Congresso Municipal, a tradicional Cocada. O Bar da Beth reunia os mais jovens; o Bar do Julinho – os mais idosos. Ali Toninho divertia os amigos com seu bom humor e histórias do passado itajaiense muitas vezes hilárias e picantes.

Sucesso nas pistas

No ano de 1967, junto com outros amigos apaixonados por carro, realizou a corrida de rua conhecida por ‘Três horas de Itajaí’, reunindo nas ruas centrais de Itajaí pilotos de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Ele competiu com suas Simcas até 1968, quando passou a apenas ‘envenenar’ os carros para amigos corredores. Bom mecânico, empresário e piloto, acabou tendo seu nome definitivamente vinculado à marca Simca. Nas corridas de ruas contava com uma Simca modelo Tufão (número 07, ano 1964) e, outra, Simca modelo Chambord (número 77, ano 1963).

Contribuição

Toninho da Simca faleceu no dia 23 de agosto de 2025 deixando muitas contribuições à comunidade itajaiense por sua participação em setores diversos como filantropia, esporte, empreendedorismo. Deu decisiva contribuição à preservação do patrimônio histórico de Itajaí preservando, na Rua Samuel Heusi, duas mansões que foram erguidas pelas famílias Ramos e Bauer – defronte à garagem do Shopping Center Itajaí.

Texto: Magru Floriano

Fonte: Notícias Esportivas nº 22 – edição de 16 a 22 de janeiro de 1994.

Compartilhar