× Você já atingiu o máximo de 3 cópias por dia.

Copie com moderação!
× Você pode copiar apenas 3 trechos por dia.
Lembre de citar a fonte ao usar o conteúdo da Itajaipedia.

itajaipedia.com.br

Maçonaria com participação feminina

Compartilhar        
ícone de tags

O Município de Itajaí abrigou a primeira ‘potência’ maçônica mista de Santa Catarina, contando com membros de ambos os sexos. Até então, todas as ‘lojas’ da maçonaria em Santa Catarina só aceitavam a filiação de membros do sexo masculino. A primeira loja mista foi criada em 2002 a partir da iniciativa de três mulheres que viajavam até Curitiba para participar de entidade maçônica. Com o crescimento foi natural seu desmembramento em três lojas e a criação de uma ‘potência-estado’, surgindo assim a GLUSC – Grande Loja Unida de Santa Catarina. A GLUSC foi fundada no dia 15 de dezembro do ano de 2010 em Itajaí,

A instituição de Itajaí tem como Sereníssimos Grão-Mestre José Carlos Machado, maçom grau 33 – o mais alto grau da maçonaria no ‘rito escocês’. Como as lojas maçônicas tradicionais não aceitam potências mistas, a GLUSC conseguiu reconhecimento junto à maçonaria internacional, notadamente em países como Canadá, Chile, Portugal, Peru e Espanha.

A entidade em Itajaí já atingiu a categoria de ‘potência-estado’ reunindo lojas (primeiro nível) de cidades como Chapecó e Pato Branco (PR), contando com cerca de 400 iniciados. Em Itajaí a entidade mantém o Complexo Maçônico José Barbosa Machado, sede da GLUSC e de três templos. Um desses templos tem a característica de ser um espaço físico aberto – o único em Santa Catarina e o terceiro do Brasil.

Uma importante característica da GLUSC é que ela extinguiu de seu rito o texto maçon antigo conhecido por Landmark 18, justamente porque ele veta a iniciação de mulheres, pessoas de cor e com deficiências. Segundo depoimento oferecido ao Diario do Litoral pelo Grão-Mestre José Carlos Machado ‘Em pleno século 21, não dá para obedecer a um artigo como este. É inconstitucional. Trocamos esse trecho por um princípio baseado em índole e bons costumes’.

Pioneiras

As mulheres pioneiras da maçonaria em Itajaí são Sônia Regina Machado, Nilce Carolina Colla Prando e Márcia Regina Molleri. As três iniciaram em uma loja de Curitiba e são fundadoras da primeira loja em Itajaí. Atualmente elas alcançaram o Grau 33 – o nível maior da entidade.

TEXTO: Magru Floriano.

FONTE: Diário do Litoral edição de 28 de novembro de 2025.

Compartilhar