25 de agosto
Índice
Século XIX
1814
- Manoel Antônio de Souza Medeiros recebe terras do governador da Ilha de Santa Catarina, Dom Luiz Maurício da Silveira, no lugar chamado Gaspar. Extrema com João Orestes Barreto da Fontoura.
Século XX
1900 – 1949
1905
- O jornal “O pharol” anuncia que especialistas vindos no rebocador “João Felippe” destruíram com bombas de dinamite o casco da embarcação “Vieira” que estava no lado oposto do rio Itajaí-açu.
1907
- Os barqueiros que promovem a travessia do Rio Itajaí-Açu entre o Centro de Itajaí e a localidade de Navegantes estabelecem sinalização por meio de lampiões para chamar de um lado para outro as embarcações. O lampião verde chama a barcaça (carga) e lampião vermelho para chamar o bote (passageiros).
1924
- Açougueiros estabelecidos em Itajaí enviam correspondência ao Conselho Municipal alegando que não conseguem praticar o preço da carne estabelecido pelas autoridades. Assinam a nota da “Questão da carne”: Otto Hugo Praum, José Tadeu, Gabriel Moreira, Avelino Werner, José Cesário. Na mesma data os conselheiros assinam nota garantindo que “Os argumentos expendidos pelos Requerentes não procedem e em muitos pontos se afastam completamente da verdade.” : Carlos Frederico Seára Júnior, Juvêncio Tavares d’Amaral, Irineu Bornhausen, Franklin Máximo Pereira, Heitor Pereira Liberato. Na mesma data o Marcos Konder e João Gaya assinam a Lei nº 131 que tenta amenizar os efeitos da greve dos açougueiros, incluindo nas medidas a rescisão amigável ou judicial dos contratos de locação dos quartos [box] do Mercado Público.
1925
- Inauguração raia de corridas de cavalo da Sociedade Hippica Itajahyense, à Rua dos Atiradores. A raia recebe o nome de “Raia Samuel Heusi”. O local também será utilizado para pouso de pequenos aviões particulares.
1927
- Lançados às águas do Rio Itajaí-Açú os barcos “Albatroz” e “Condor”, construídos pelo carpinteiro de ribeira José Iglezias. Os barcos foram entregues à Empresa de Pesca Santos Ltda..
1934
- Anunciada a inauguração do armazém da Cooperativa dos Operários de Itajahy à Rua Fluvial contígua à sede dos Estivadores.
1935
- Marcos Konder profere discurso na solenidade de promulgação da Constituição Estadual contra os radicalismo ideológicos, principalmente Integralismo e Comunismo. O deputado também subscreve a nova constituição de Santa Catarina.
1939
- Instalação da Escola Municipal Duque de Caxias na localidade rural de Campeche.
1947
- Falece, no Rio de Janeiro, Rodolfo José de Souza.
1950 – 1969
1954
- Falece na Barra do Rio – Luiz Bento Silva.
1966
- A Câmara aprova Resolução 37/1966 que concede o título de cidadão itajaiense ao professor Rodolfo Bosco.
- Lei Ordinária nº 733/1966 denomina de rua Leonel Pereira.
- O prefeito Carlos de Paula Seára assina a Lei nº 734 denominando a Rua Sebastião Batschauer a via pública que começa na rua José Pereira Liberato e termina na rua conhecida pelo nome de Dr Osmar Nunes.
- O prefeito Carlos de Paula Seára assina a Lei nº 735 que denomina Rua Anísio Costa a via pública conhecida por Beco Anísio que tem início na Rua Blumenau e termina na rua conhecida por Sebastião Batschauer.
- O prefeito Carlos de Paula Seára assina a Lei nº 736 denominando de Rua Luiz José Bento da Silva a rua conhecida por “Deschamps” a via pública que começa na Rua Blumenau e liga com o Jardim Curt Hering.
- O prefeito Carlos de Paula Seára assina a Lei nº 737 que denomina a Rua Hildo Silva a via pública que começa na Rua Blumenau e liga com a Alfredo Eicke.
- O prefeito Carlos de Paula Seára assina a Lei nº 738 que denomina Rua Dagoberto Nogueira a via pública conhecida por “Travessa 24 de maio”.
- O prefeito Carlos de Paula Seára assina a Lei nº 739 que denomina de rua Constantino Lucas Pereira a via pública conhecida por “Beco da Castanha” com início na Rua Olegário Souza Júnior.
- O prefeito Carlos de Paula Seára assina a Lei nº 740 que desapropria embarcações, motores e demais pertences de Bento Dauer e Otávio Búrigo para regularização do funcionamento da passagem da Barra do Rio.
1968
- Visita a Itajaí do governador Ivo Silveira com assinatura de convênio para construção da ponte no final da Rua Silva, lançamento da pedra fundamental do Instituto de Educação no Bairro Vila Operária, inauguração do Grupo Escolar Francisco de Paula Seára na Rua José Eugênio Muller (ex-Andrade Muller), inauguração do Ginásio Estadual Heitor Pereira Liberato no Bairro Fazenda, inauguração da Avenida Joca Brandão e nova rede de iluminação pública da Avenida Coronel Marcos Konder (ex-Vasconcelos Drumond).
1970 – 1979
1973
- O Jornal do Povo anuncia que o velejador itajaiense Remulo Muller integrou equipe vencedora de regata internacional realizada na Inglaterra.
1974
- Inaugurada sede da Sociedade Recreativa, Cultural e Beneficente de Cordeiros.
1975
- Promovida assembleia de fundação do Kennel Club de Itajaí.
1980 – 1989
1984
- Anunciada a eleição e posse da nova diretoria do Lions Clube Itajaí.
1986
- Lei Ordinária nº 2248/1986 denomina de rua Helio Firmo Caetano.
1990 – 1999
1992
- Lei Ordinária nº 2749/1992 declara de utilidade pública a Associação dos Moradores do Bairro Carvalho.
- O ministro das Minas e Energias, Marcos Vinicius Pratini de Moraes, e o presidente da Petrobras, Benedito Moreira, anunciam a escolha do Município de Itajaí para sediar a base de apoio e administração da Petrobrás, que comanda as atividades das plataformas da Bacia de Santos. Expectativa de criar entre 2 e 5 mil empregos e criação de um “novo ciclo econômico” para a cidade.
- Nova manifestação no Centro de Itajaí contra o governo Collor, conhecida nacionalmente como “Fora Collor”.
1994
- Anunciada a criação, em Itajaí, da Federação de Bilhar e Sinuca do Estado de Santa Catarina.
1995
- Inaugurado o Núcleo de Desenvolvimento Infantil Mariana Graciola, na Rua Bráulio Werner, Praia Brava.
Século XXI
2000 – 2009
Nenhuma data registrada até o momento.
2010 – 2019
2015
- Licélia Wanderhertz de Deus lança seu livro de poesias intitulado “O sorriso das flores” nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores de Itajaí.
2020 – 2029
Nenhuma data registrada até o momento.