× Você já atingiu o máximo de 3 cópias por dia.

Copie com moderação!
× Você pode copiar apenas 3 trechos por dia.
Lembre de citar a fonte ao usar o conteúdo da Itajaipedia.

itajaipedia.com.br

Arte – música

Compartilhar        
ícone de tags

Nos dias atuais Itajaí é considerada a capital catarinense da música. Além de manter um Festival da Música já conhecido nacionalmente, O Município de Itajaí abriga uma faculdade de música [Univali] e o Conservatório de Música Carlinhos Niehues – também já renomado nacionalmente. O primeiro registro da atividade musical em Itajaí acontece por volta de 1888 com a ‘Charanga’ de Fernando José de Souza. Ali, dizem, surgiu o talentoso maestro Edmundo de Souza Cunha, que fez história na música itajaiense. No final do século XIX Itajaí já contava com quatro bandas musicais: Perseverança, Sociedade Estrela d’Oriente, Carlos Gomes e Sociedade Guarani. A Estrela era regida por Edmundo de Souza Cunha, a Guarani regida pelo maestro José Clementino Oliveira. A Banda Guarani estreou no dia 01 de janeiro de 1900 no Largo da Matriz, obtendo grande sucesso.

NOVAS BANDAS

No século XX muitas bandas proliferaram em Itajaí. No ano de 1908 o maestro Edmundo de Souza Cunha cria a Banda Musical Independente; em 1940 o maestro José Clementino Oliveira cria a Banda Musical Lira de Prata; em 1919 Edmundo rege a Banda Musical do Clube Náutico Almirante Barroso; em 1930 o padre Paulo Condla monta a Banda da Paróquia de Itajaí; em 1942 é recriada a Banda Musical Guarani; por volta de 1950 a Banda da Paróquia de Itajaí recebe o nome de Santa Cecília tendo como maestros Edmundo de Souza Cunha e Orlando Campi. No dia 12 de junho de 1988 foi criada a Banda Marcial da Rede Municipal de Ensino – mudou de nome em 2003 para Banda Filarmônica de Itajaí.

MÚSICA DE SALÃO

Muitos grupos musicais foram criados em Itajaí para apresentações sociais em salões e, também, para apresentações profissionais em bailes, formaturas e eventos festivos em locais fechados. Ficaram famosas em toda Santa Catarina nossas ‘Jazz Band’, como eram conhecidos no início os Conjuntos Musicais. A música instrumental contou com grupos como Estudantina das Magnólia, Orquestra de Paulo Schaeffer, Jazz Band Os Foliões, Camerata Itajaiense. Mais recentemente tivemos o sucesso de bandas de salão como: Os Incandescente, Opus 57, Volares Band.

Estudantina das Magnólias – criada no dia 27 de dezembro de 1906, sendo composta por moças iniciadas em instrumentos de cordas pela professora Alaíde Castilho.

Orquestra Paulo Schaeffer – criada no ano de 1929 utilizava instrumentos de sopro e cordas.

Jazz Band Os Foliões – o grupo liderado pelo maestro Calixto Pedrini Júnior foi criado a 22 de setembro de 1934 e se tornou um verdadeiro fenômeno nos palcos de Santa Catarina.

Camerata Itajaiense – foi fundada em 1977 pelo maestro Jair Maciel Rosa. Ela atuou até 1985 e contou também com os préstimos do maestro Roni Lavratti.

GRUPOS CORAIS

Um destaque no setor musical de Itajaí são seus tradicionais grupos vocálicos, os corais. No final dos anos 1800 a Sociedade Germânica abrigou a Sociedade de Cantos ou ‘Gesang Verein’. No século seguinte os coros, principalmente estimulados pelas igrejas, foram surgindo em grande número: Coral Santa Cecília [1930], Coral da Igreja Presbiteriana de Itajaí [1953], Coral Villa Lobos [1974], Coral da Igreja Evangélica de Confissão Luterana [1976], Coral do Santíssimo Sacramento [1981], Coral da Univali [1982], Coral Infantil Carpe Dien [1986], Grupo Vocal Licor de Pitanga [1992], Associação Coral Vozes do Vale [1994].

FESTIVAL E ESCOLA

Diante do desenvolvimento crescente da atividade musical em Itajaí foi criado, no ano de 1998, o Festival de Música de Itajaí. No ano de 2006 a Univali abriu seu curso de licenciatura/bacharelado em música. No ano de 2007 a Prefeitura de Itajaí criou o Conservatório de Música Popular Cidade de Itajaí –Carlinhos Niehues.

TEXTO: Magru Floriano. Itajaipedia.

FONTE: D’ÁVILA, Edison. Pequena História de Itajaí. 2ed. rev. ampl. Florianópolis: IHGSC, 2018.

 

 

Compartilhar